Políticas da Galiza motivam autarquias da Região de Coimbra

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 13 mar (Lusa) -- O ordenamento florestal e a profissionalização da proteção civil têm reduzido o impacto dos incêndios na Galiza, cujo exemplo deve ser seguido em Portugal, defendeu hoje o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM/RC).

"Mais prevenção, mais ordenamento e mais profissionalização", recomendou João Ataíde, em declarações à agência Lusa a propósito de uma visita que autarcas de 18 dos 19 municípios que integram a CIM efetuaram à Galiza para conhecerem a estrutura e metodologias de proteção civil àquela comunidade autónoma de Espanha.

O também presidente da Câmara da Figueira da Foz disse que a Galiza "tem os mesmos problemas" da região Centro de Portugal, ao nível da floresta, bem como das políticas de prevenção e combate aos fogos.

"Reconhecemos que estamos desatualizados", sendo necessário "mudar o comportamento nas políticas públicas" nesta área, acrescentou.

A Galiza tem apostado em "mais ordenamento e mais disciplina, com a necessária garantia de biodiversidade" e intervenção especializada nas áreas ardidas para travar a erosão dos solos, salientou João Ataíde.

Nos últimos anos, essa comunidade autónoma "baixou significativamente o número de ignições" nas zonas florestais.

"Temos de procurar as boas práticas. Podemos fazer mais e melhor, tanto na prevenção como no combate aos incêndios", afirmou o presidente da CIM da Região de Coimbra.

O autarca realçou ainda que, na Europa, "a Galiza é o território mais parecido com a região Centro" e os municípios portugueses deverão conhecer as suas experiências para aperfeiçoarem a intervenção ao nível do ordenamento florestal, bem como na prevenção e no combate aos fogos.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.