Assaltante confessa que roubou banco em Oliveira de Azeméis num acto de desespero

| Norte
Porto Canal / Agências

Oliveira de Azeméis, 13 jan (Lusa) - O homem que assaltou em 2013 a agência do banco Banif no centro de Oliveira de Azeméis, sob ameaça de arma, confessou hoje em tribunal que cometeu o crime num "ato de desespero".

"Estava desempregado, tinha de pagar a prestação do carro ao banco e soube naquela altura que a minha namorada estaria grávida", disse o arguido, que falava na primeira sessão do julgamento, no Tribunal de Oliveira de Azeméis.

O suspeito, atualmente com 21 anos, está acusado de um crime de roubo qualificado, punível com uma pena de prisão de três a 15 anos.

Perante o coletivo de juízes, o assaltante admitiu praticamente todos os factos que constam na acusação do Ministério Público (MP), negando apenas ter apontado a faca à funcionária do Banco ou exigido que aquela abrisse o cofre.

Nas alegações finais, o procurador do MP pediu uma pena de prisão de dois anos, suspensa na sua execução, considerando ser "mais adequada" uma incriminação por roubo simples.

"Cremos que não voltará a repetir uma patetice destas", afirmou o magistrado, sublinhando que o arguido não possui antecedentes criminais.

A defesa, por seu lado, pediu uma condenação por um crime de extorsão, punível com pena até cinco anos de cadeia.

O assalto ocorreu no dia 06 de maio de 2013, cerca das 14:00, quando o homem entrou na agência bancária munido com uma navalha e exigiu que a funcionária colocasse todo o dinheiro disponível dentro de um saco de plástico.

O assaltante conseguiu fugir do local com cerca de 300 euros em dinheiro, mas foi detido horas depois pela Polícia Judiciária, ficando sujeito a apresentações periódicas depois de ter sido presente a interrogatório judicial.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Mais quatro linhas da Unir em Matosinhos mudam para a nova numeração de quatro dígitos

Quatro linhas de autocarro a operar em Matosinhos da rede metropolitana Unir, que ainda usavam a anterior designação, mudaram hoje para a nova numeração de quatro dígitos, comunicou o operador Vianorbus no seu 'site'.

Cortejo académico condiciona trânsito em Braga

O cortejo académico do Enterro da Gata, marcado para quarta-feira, vai provocar alguns condicionamentos no estacionamento e no trânsito no centro da cidade de Braga, anunciou esta segunda-feira o município.

Município de Vila Real lança operação contra vespa asiática

O município de Vila Real está a combater a expansão da vespa asiática, também conhecida como vespa velutina. O projeto GESVESPA DOURO, liderado pela CIM Douro e financiado pelo POSEUR 2014/20, está em pleno andamento, com a colocação estratégica de armadilhas em todo o concelho.