Um barra marítima encerrada e três condicionadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 jan (Lusa) -- A barra marítima de Esposende está hoje fechada à navegação e outras três estão condicionadas devido à forte agitação marítima, de acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

Segundo a Marinha, a barra de Esposende está encerrada, a de Viana do Castelo está fechada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros e a da Figueira da Foz às de comprimento inferior a 35 metros.

Também a barra marítima de Vila do Conde está fechada a embarcações até 12 metros e/ou calado inferior a dois metros, devendo praticar a barra entre três horas antes e três horas depois da preia-mar.

As embarcações de comprimento superior a 2 metros apenas devem praticar a barra no período da preia-mar na barra de Vila do Conde, aconselha a Marinha.

As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje dez distritos do continente sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima e aguaceiros.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Leiria, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 de hoje e as 23:59 de terça-feira devido à previsão de agitação marítima com ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo.

Estes cinco distritos vão ficar sob aviso amarelo entre as 15:00 de hoje e as 23:59 de terça-feira.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prestação da casa vai descer em maio para todos os prazos

A prestação da casa paga ao banco vai, em maio, recuar em todos os prazos, com a maior descida a ocorrer nos indexados à Euribor a seis meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Portugal condenado pelo tribunal europeu por violação da liberdade de expressão

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou esta terça-feira Portugal por violação da liberdade de expressão, impondo o pagamento de 1.510 euros a uma jornalista após ter sido condenada por violar o segredo de justiça no ‘caso das secretas’.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.