Canção de Aline Frazão substitui a de Diogo Piçarra na final do Festival da Canção

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 fev (Lusa) -- A canção "Mensageira", tema composto por Aline Frazão e interpretado por Susana Travassos, vai substituir o tema "Canção do fim", de Diogo Piçarra, na final do Festival da Canção, anunciou hoje a RTP, que organiza o concurso.

"No lugar da primeira classificada, 'Canção do Fim', estará o tema composto por Aline Frazão e interpretado por Susana Travassos, 'Mensageira', 8.º lugar na segunda semifinal (de acordo com o regulamento)", refere a RTP num comunicado divulgado hoje à noite, momentos depois de Diogo Piçarra ter anunciado, através das redes sociais, que desistia de participar no concurso, após acusações de plágio, que desmentiu.

No comunicado hoje divulgado, a RTP afirma que "compreende e respeita a decisão do compositor e intérprete Diogo Piçarra de retirar 'Canção do Fim' do Festival da Canção 2018".

Depois da segunda semifinal do concurso, que decorreu no domingo e na qual "Canção do fim" obteve a pontuação máxima do júri e do público, surgiu uma comparação, que adquiriu uma dimensão viral nas redes sociais, entre a música escrita por Diogo Piçarra e um tema religioso da Igreja Universal do Reino de Deus.

Na segunda-feira, o músico rejeitou qualquer ideia de plágio da música. "Nunca participaria num concurso nacional com a consciência de que estava a plagiar uma música da Igreja Universal. Teria agarrado na guitarra e feito outra coisa qualquer", afirmou Diogo Piçarra em comunicado divulgado pela editora Universal Music.

Segundo o músico, a ideia de "Canção do fim" surgiu-lhe em 2016, juntamente com outras músicas, que acabaram por ser incluídas no mais recente álbum, "do=s".

Hoje à noite, numa mensagem partilhada nas redes sociais, Diogo Piçarra referiu manter-se de "consciência tranquila e cabeça erguida".

"Mas não pretendo alimentar mais esta nuvem. Tudo isto que se criou em torno da minha participação já não é Música", escreveu.

A RTP, no comunicado hoje divulgado, refere que, "independentemente dos argumentos e questões colocadas sobre o tema, não duvidou em momento nenhum da integridade do artista, cuja carreira já fala por si".

Esta foi a segunda alteração no lote as 14 canções finalistas. Um erro na contagem dos votos na primeira semifinal acabou por retirar da corrida a canção "Eu te Amo", composta por Mallu Magalhães e interpretada por Beatriz Pessoa.

Na manhã depois da primeira semifinal, que decorreu a 18 de fevereiro, a RTP anunciou que afinal a canção composta por Jorge Palma e interpretada por Rui David estava entre as sete apuradas, depois de ter sido detetado um erro nas votações.

"No decurso do processo de auditoria interna, que ocorreu após a emissão do programa em direto, foi detetado que a votação final divulgada estava incorreta", referiu na altura a RTP.

Com a correção do erro "na transcrição dos pontos do televoto (votos do público)" a canção de Mallu saiu do grupo das sete finalistas apuradas, dando entrada ao tema de Jorge Palma.

A final da edição deste ano do Festival da Canção, na qual competem 14 temas, escolhidos em duas semifinais, decorre no domingo, em Guimarães.

Da primeira semifinal saíram: "Só por Ela" (composta por Diogo Clemente e interpretada por Peu Madureira), "(sem título)" (Janeiro), "Para sorrir eu não preciso de nada" (Júlio Resende/Catarina Miranda), "Pra te dar abrigo" (Fernando Tordo/Anabela), "Anda estragar-me os planos" (Francisca Cortesão/Joana Barra Vaz), "Zero a zero" (Benjamim/Joana Espadinha) e "Sem medo" (Jorge Palma/Rui David).

Na segunda foram apuradas, além de "Mensageira": "O Jardim" (Isaura/Cláudia Pascoal), "Bandeira Azul" (Tito Paris/Maria Inês Paris), "Patati Patata" (Paulo Flores/Minnie & Rhayra), "O Voo das Cegonhas" (Armando Teixeira/Lili), "Amor Veloz" (Francisco Rebelo/David Pessoa) e "Sunset" (Peter Serrado).

JRS (MAG/SS) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.