Governo apoiará maior número possível de afetados por tornado de Paredes - PSD

| Norte
Porto Canal / Agências

Paredes, 10 jan (Lusa) - O deputado do PSD Virgílio Macedo disse hoje à Lusa estar convencido da "enorme sensibilidade" do Governo para ajudar "o maior número possível de pessoas afetadas pelo tornado de sábado, em Paredes.

"Sabemos que nestas situações nunca é possível ajudarmos todos, mas existe uma enorme sensibilidade social por parte do Governo para ajudar o maior número possível de pessoas", declarou o parlamentar.

Virgílio Macedo liderou hoje o grupo de deputados do PSD eleitos pelo Porto que se deslocou a Paredes para conhecer os estragos causados pelo tornado que danificou 109 habitações e 18 empresas, em quatro freguesias.

Os deputados reuniram-se com o presidente da Câmara de Paredes e outros membros do executivo na sede da Junta de Freguesia de Lordelo, onde lhes foi exibido um filme com imagens da destruição.

Ao pedido de ajuda do presidente do município, sobretudo na celeridade necessária nos apoios do Governo, Virgílio Macedo, em declarações à Lusa, disse estar "plenamente convencido de que, através do Fundo de Socorro Social e do Fundo de Emergência Municipal, será possível acudir aos casos em que haja uma manifesta falta de recursos por parte das populações atingidas".

Os deputados visitaram esta tarde alguns locais que foram assolados pelo tornado, incluindo a igreja de Duas Igrejas e o cemitério daquela localidade.

A propósito dos estragos observados, o deputado afirmou que hoje falou sobre o assunto com o secretário de Estado da Administração Local.

"Ele manifestou a sua preocupação e disse estar à espera que a câmara lhe envie uma relação completa e detalhada sobre os prejuízos, no sentido de poder agilizar e equacionar apoios financeiros às populações", explicou.

O parlamentar social-democrata elogiou a resposta da câmara no socorro às famílias e recordou que, "desde a primeira hora, os deputados tentaram inteirar-se sobre o que se tinha passado em Paredes e sobre as diligências no sentido de auxiliar todas as populações que foram afetadas".

Virgílio Macedo frisou que o Governo foi sensibilizado para a necessidade de apoio às populações.

"Desde a primeira hora que notámos uma enorme preocupação e atenção por parte do Governo para o que se tinha passado e para necessidade de fazermos mão de algum tipo de apoio para fazer face aos prejuízos que ocorreram em Paredes", reafirmou.

O tornado que afetou as freguesias de Duas Igrejas, Vilela, Lordelo e Sobrosa, numa extensão de cerca de cinco quilómetros, danificou 145 edifícios, 36 viaturas e deixou desalojadas 56 famílias, num prejuízo global estimado de 5,5 milhões de euros.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.