Engenho explosivo detonado pela Marinha em praia de Alcobaça

| País
Porto Canal / Agências

Alcobaça, 10 jan (Lusa) -- Um engenho explosivo usado para sinalização no mar foi na quarta-feira detonado por mergulhadores da Marinha na praia de Paredes da Vitória, no concelho de Alcobaça, onde deu à costa, divulgou hoje a Marinha.

"O engenho foi encontrado na praia durante a manhã, foi estabelecido um perímetro de segurança e determinada a presença de elementos da Polícia Marítima para evitar qualquer perigo até à chegada da equipa de inativação de explosivos", disse à Lusa Loureço Gorricho, comandante da Capitania do Porto da Nazaré.

O engenho explosivo, denominado "Marine Marker", que é utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse, deverá "ter sido trazido para a costa pela forte ondulação dos últimos dias e, apesar de se encontrar inativo, foi detonado por questões de segurança", adiantou ainda o responsável.

O engenho foi detonado cerca das 15:30 de quarta-feira pela equipa de Inativação de Engenhos Explosivos dos destacamentos de Mergulhadores Sapadores 1.

De acordo com um comunicado da Marinha divulgado hoje, a confluência de rotas marítimas e aéreas faz com este tipo de engenho seja "encontrado com alguma frequência na costa portuguesa".

O "Marine Marker" requer "precauções no seu manuseamento", uma vez que pode ser "extremamente perigoso" por conter na sua composição "fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra, podendo causar queimaduras graves se em contacto com a pele", refere o comunicado.

A Marinha alerta assim para que sempre que sejam encontrados engenhos similares não sejam removidos, devendo ser avisada a autoridade marítima local.

DYA // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".