APAV lança hoje campanha sobre violência no namoro

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 fev (Lusa) -- A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lança hoje, quando se assinala o Dia dos Namorados, uma nova campanha sobre a violência no namoro, com particular enfoque nas novas tecnologias.

Segundo a APAV, esta nova campanha de sensibilização, dirigida a um público jovem e com particular enfoque nas novas tecnologias, tem como mensagem principal "Dá o clique, fala com a APAV".

A campanha resulta de uma parceria com o INP - Instituto Superior Novas Profissões e foi desenvolvida por um grupo de alunos do curso de Relações Públicas e Publicidade.

"A violência no namoro acontece quando, no contexto das relações de namoro, um dos parceiros (ou mesmo ambos) recorre à violência com o objetivo de se colocar numa posição de poder e controlo", explica a APAV.

A associação sublinha ainda que a violência no namoro "pode assumir diferentes formas: verbal, psicológica, física e/ou sexual".

A APAV manifesta-se disponível para apoiar as vítimas, através da Linha de Apoio à Vítima (116 006, chamada gratuita), Messenger (Facebook), videochamada (user Skype: apav_lav) e através da rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima.

Segundo dados revelados na terça-feira pelo jornal Público, o Observatório da Violência no Namoro recebeu em 10 meses 128 denúncias de vítimas e de testemunhas de violência no namoro e mais de metade dos casos reportam violência física.

De acordo com dados do Estudo Nacional sobre Violência no Namoro, feito em contexto universitário e que vai ser hoje apresentado, mais de metade dos inquiridos foi vítima deste tipo de violência e 37% admite tê-la já praticado.

Dos mais de 1.800 jovens universitários que responderam, "um quinto das raparigas já foi controlada em aspetos que têm de ver com a sua imagem física ou com os lugares que frequentam e 8% já foram obrigadas a ter comportamentos sexuais não desejados".

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.