RTP vai reformular contratos dos 'falsos' recibos verdes - Sindicato

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 fev (Lusa) -- O Conselho de Administração da RTP comprometeu-se a reformular todos os contratos definidos como "prestação de serviços" na televisão pública, avançou hoje o Sindicato dos Jornalistas (SJ), em comunicado.

De acordo com o sindicato, numa reunião com o presidente do Conselho de Administração da RTP, o responsável terá usado a expressão "lapso" para explicar a "inaceitável redação dos denominados contratos de prestação de serviços, apresentados nos últimos dias aos jornalistas falsos recibos verdes".

No encontro com a direção do sindicato, "o presidente do Conselho de Administração comprometeu-se a reformular todos os contratos definidos como 'prestação de serviços', assinados ou ainda por assinar", conta o SJ.

"Do novo contrato não constará a Cláusula 7 -- 'Integração'", que foi recusada e denunciada pelo SJ no início da semana, lê-se no comunicado.

A referida cláusula sujeitava o trabalhador precário, em pleno processo Programa de Regularização Extraordinária dos Precários do Estado (PREVPAP) "a afirmar que a relação de subordinação com a RTP 'não existirá nem deseja que venha a existir'".

Os serviços jurídicos do sindicato "já estão a analisar a nova proposta do denominado Contrato de Prestação de Serviços que será brevemente apresentado pela empresa a todos os trabalhadores precários, enquanto ainda não há decisão final sobre o processo de integração".

A direção do SJ já tinha alertado os "falsos recibos verdes" da estação televisiva, abrangidos pelo programa de integração dos precários, para não assinarem aditamentos contratuais, temendo o impacto das novas cláusulas.

Na quinta-feira também o Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre os contratos de prestação de serviços propostos pela RTP aos falsos recibos verdes, uma "manobra ilegal e inaceitável de pressão" ao condicionar a possibilidade de futuro reconhecimento de um vínculo laboral.

Numa pergunta dirigida aos ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Cultura - e a que a agência Lusa teve acesso - os bloquistas denunciam que os trabalhadores precários da RTP "foram confrontados com um contrato de prestação de serviços no qual estão ínsitas cláusulas que visam constranger a possibilidade de futuro reconhecimento de um vínculo laboral com a empresa".

"Os trabalhadores foram, assim, persuadidos a assinar um contrato de prestação de serviços que pretende supostamente esvaziar o PREVPAP, evitando a candidatura destes trabalhadores", condenam.

A notícia tinha sido avançada quinta-feira pelo Público, tendo o professor catedrático de Direito do Trabalho, Jorge Leite, avançado a este jornal que a cláusula em causa é inválida e "é um hino à imaginação e ao malabarismo".

DF (JF)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.