Quase 400 pessoas atendidas no pavilhão da Graça desde segunda-feira

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 fev (Lusa) -- Quase 400 pessoas foram atendidas desde segunda-feira no centro de acolhimento para sem-abrigo instalado devido ao frio pela Câmara de Lisboa no pavilhão desportivo da Graça, disse à Lusa o vereador da Educação e Direitos Sociais.

Segundo Ricardo Robles, foram servidas no Pavilhão Municipal Manuel Castelbranco, na Graça, "cerca de 1.000 refeições, facultados 140 banhos na zona de balneários e distribuídas 1.700 peças de roupa".

"Houve ainda vários encaminhamentos para alojamento e alguns para hospitais, nomeadamente cinco pessoas que tiveram necessidade de atendimento hospitalar", acrescentou o autarca, explicando que num dos casos a pessoa tinha um índice de diabetes de risco.

A autarquia instalou este centro de acolhimento no pavilhão da Graça por causa das baixas temperaturas que se fizeram sentir sobretudo até hoje, com valores mínimos a rondar os 3 graus em Lisboa.

Uma vez que a previsão meteorológica aponta para uma pequena subida das temperaturas mínimas, o plano de contingência entra numa outra fase, durante a qual o centro será desativado neste pavilhão e será reforçada a distribuição de comida e bebidas quentes pelas equipas de rua em Lisboa.

"A fase amarela vai ser suspensa hoje, passa a fase azul, com reforço de distribuição de comida e bebidas quentes na rua e o reforço das equipas de rua também com agasalhos e roupas quentes para manter o acompanhamento das pessoas em situação de sem-abrigo", explicou o vereador.

O plano de contingência da Câmara de Lisboa para proteger os sem-abrigo do frio tinha sido ativado às 19:00 de segunda-feira, com a abertura de um centro de apoio no pavilhão desportivo da Graça, com distribuição de roupa e agasalhos, refeições e a hipótese de quem quiser tomar ali banho.

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".