Câmara de Lisboa desativa sexta-feira a fase amarela do plano de apoio aos sem-abrigo

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 fev (Lusa) - A Câmara Municipal de Lisboa vai desativar na sexta-feira a "fase amarela do plano de contingência" para proteger os sem-abrigo do frio, ativado na segunda-feira, anunciou hoje o gabinete do vereador dos Direitos Sociais.

"Por decisão coordenada com o Serviço Municipal de Proteção Civil, IPMA e demais entidades envolvidas, será amanhã [sexta-feira], dia 09 de fevereiro, desativada a fase amarela do plano de contingência por estarem reunidas melhores condições climatéricas a partir desta sexta-feira", lê-se numa nota enviada às redações.

Desde segunda-feira que as estações do metro do Rossio, Saldanha, Oriente e Intendente estiveram abertas durante a noite para abrigar pessoas do frio.

Também o Pavilhão Municipal Manuel Castelo Branco (na freguesia de São Vicente) esteve aberto, disponibilizando espaços de higiene, refeições quentes e agasalhos.

"Após dias de intenso trabalho, regressa-se assim à fase azul, que se traduz em contínua monitorização e prevenção, com as equipas técnicas na rua a fazer o necessário acompanhamento e sinalização de situações", acrescenta a nota do gabinete do vereador Ricardo Robles (BE).

A fase azul do plano de contingência já tinha sido acionada na última sexta-feira, dia 02, levando à abertura antecipada dos centros de acolhimento e reforço das equipas de rua das várias instituições parceiras que distribuem agasalhos e bebidas quentes.

Este reforço das medidas de apoio às pessoas em situação de sem-abrigo, anunciado por Robles no início de janeiro, está previsto para quando as condições meteorológicas ainda não são suficientes para ativar o plano de contingência.

Já o plano de contingência da Câmara de Lisboa em relação ao frio é normalmente ativado quando se verificam temperaturas mínimas de três ou menos graus celsius por dois dias consecutivos, mas estes critérios podem ser alterados pela sensação térmica.

O município da capital lembra que as alterações climáticas têm alterado estes requisitos, e que o plano de contingência acaba por estar sempre disponível para ser ativado.

Para sexta-feira está também previsto um balanço por parte do vereador sobre a resposta prestada esta semana às pessoas em situação de sem-abrigo.

FYM // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.