Portugal paga juro de 4,657% pelos 3,25 mil milhões de dívida a cinco anos

| Economia
Porto Canal

Portugal vai pagar uma taxa de juro de 4,657% pelos 3,25 mil milhões de euros em dívida a cinco anos colocados na operação de hoje, disse à Lusa uma fonte envolvida na operação.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública -- IGCP, que gere a dívida pública portuguesa, fez a distribuição da dívida pelas ofertas que recebeu e fechou a taxa de juro nos 4,657%.

A procura foi de cerca de 11 mil milhões de euros para os 3,25 mil milhões de euros, cerca de 3,3 vezes a oferta.

A dívida foi colocada na linha de Obrigações do Tesouro que vence em junho de 2019.

A taxa de juro fixada inicialmente estava nos 340 pontos base, mas foi reduzida ao longo da manhã para os 330 pontos base acima da taxa base do mercado para a dívida a cinco anos.

+ notícias: Economia

Boas notícias para os condutores. Preços dos combustíveis voltam a descer na próxima semana

A partir de segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, uma vez que o preço dos combustíveis vai voltar a descer.

Ministro da Agricultura admite que Banco de Fomento não está a corresponder 

O Ministro da Agricultura e das Pescas diz que o Banco de Fomento não tem a utilidade que devia ter.
Apesar da crítica, José Manuel Fernandes espera que, no futuro, venha a ser um instrumento mais vantajoso, lembrando que é importante executar os fundos europeus para que não haja cortes orçamentais nos próximos anos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.