Misericórdia do Porto ativa plano de apoio aos sem-abrigo devido ao frio

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 05 fev (Lusa) - A Misericórdia do Porto ativou hoje um "programa de apoio" aos sem-abrigo devido à "vaga de frio que se avizinha", disponibilizando até sexta-feira, para acolhimento, dois dos seus equipamentos do concelho, revelou a instituição.

"Os equipamentos existentes na Casa da Rua - D. Lopo d'Almeida, no Centro Hospitalar Conde de Ferreira [rua de Costa Cabral] e no Centro de Alojamento Social - D. Manuel Martins [rua da Bouça, 158] estão disponíveis para receberem quem necessitar deles, fornecendo também refeições quentes e higiene pessoal", revela a instituição, em comunicado.

A Misericórdia do Porto acrescenta que este apoio "a pessoas sem alojamento" vai manter-se ativo até sexta-feira.

Quanto à Câmara do Porto, revelou no domingo que avaliava hoje a possibilidade de acionar o plano de contingência para os sem-abrigo devido ao frio, mas desde manhã que a Lusa tenta, sem sucesso, obter novas informações sobre o assunto.

Numa resposta enviada à Lusa no domingo, o gabinete de comunicação da autarquia afirmava que "a Proteção Civil, os bombeiros e a Ação Social estarão em permanente avaliação das condições climatéricas e acionarão, logo que se justifique, o plano de contingência para os sem-abrigo".

"Pelas previsões atuais, o plano será acionado amanhã [segunda-feira]. No entanto, amanhã de manhã será feita nova avaliação", acrescentava a resposta.

A mesma informação divulgada no domingo esclarecia que, em caso de situações climatéricas adversas, como frio extremo, "o antigo Hospital Joaquim Urbano, atualmente a funcionar como centro de acolhimento, está preparado para receber os sem-abrigo, prestando cuidados primários de saúde e fornecendo comida e bebidas quentes".

A autarquia salientava ainda no domingo que este ano, "com a colaboração do Exército, a capacidade de acolhimento será reforçada com camas suplementares".

De acordo com a mesma resposta, a câmara indicava que também "as estações de metro do Bolhão e da Casa Música são abertas durante a noite para dar abrigo e minorar as condições adversas provocadas pelo frio".

"Na rua, durante a noite, as equipas de ação social irão distribuir cobertores e bebidas quentes", concluiu a Câmara do Porto.

Portugal continental terá, durante esta semana, temperaturas mais baixas, podendo chegar aos sete graus negativos, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que coloca vários distritos sob aviso amarelo a partir desta noite.

O IPMA chama a atenção para temperaturas especialmente baixas entre terça e quinta-feira, com as mínimas a poderem chegar a sete graus negativos em locais do interior norte e centro.

ACG (JAP) // LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.