Operação Lex: Juiz vai apresentar medidas de coação pelas 20:00

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 02 fev (Lusa) - Os interrogatórios aos arguidos detidos na Operação Lex terminaram às 19:30 de hoje, com a inquirição de Rita Figueira, ex-mulher do desembargador Rui Rangel, devendo o juiz instrutor do processo propor as medidas de coação às 20:00.

Segundo precisou o advogado de defesa António Pinto Pereira, tendo terminado cerca das 19:30 a inquirição da sua constituinte, Rita Figueira (a quinta arguida detida a ser ouvido), o juiz conselheiro Pires da Graça, instrutor do processo, decidiu fazer um pequeno intervalo até às 20:00, altura em que proporá as respetivas medidas de coação, cabendo ao Ministério Público e à defesa dos arguidos pronunciarem-se sobre as mesmas.

"Esperamos uma decisão ainda hoje", disse António Pinto Pereira aos jornalistas, à saída do Supremo Tribunal de Justiça, onde decorreu os interrogatórios dos cinco arguidos detidos no âmbito da Operação Lex.

A operação Lex, que tem pelo menos 12 arguidos, dos quais cinco estão detidos provisoriamente, está relacionada com branqueamento de capitais, fraude fiscal, tráfico de influências e corrupção/recebimento indevido de vantagens.

Entre os arguidos estão os juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante, Rita Figueira, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, o vice-presidente do clube Fernando Tavares e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol João Rodrigues.

Os interrogatórios judiciais dos cinco detidos começaram na quarta-feira ao início da noite no Supremo Tribunal de Justiça, onde o processo corre termos dado que envolve dois juízes desembargadores, e é dirigido pelo juiz conselheiro Pires da Graça.

Na operação, desencadeada na terça-feira, foram realizadas 33 buscas, das quais 20 domiciliárias, nomeadamente ao Sport Lisboa e Benfica, à casa de Luís Filipe Vieira e dos dois juízes e a três escritórios de advogados.

FP (FC/CC) // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.