Mais dois casos de 'legionella' no hospital CUF em Lisboa

Mais dois casos de 'legionella' no hospital CUF em Lisboa
google maps
| País
Porto Canal com Lusa

Mais dois casos de 'legionella' do surto do hospital CUF Descobertas, em Lisboa, foram registados, elevando para seis o número de infetados, confirmou esta segunda-feira fonte oficial da Direção-geral da Saúde (DGS).

Os primeiros quatro casos de 'legionella' foram conhecidos no domingo.

A bactéria 'legionella' é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até dez dias.

A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

+ notícias: País

Banco alimentar inicia este sábado nova campanha de recolha nos supermercados

Os Bancos Alimentares Contra a Fome promovem este sábado mais uma campanha de recolha de alimentos, que termina no domingo e envolve mais de 2.000 hipermercados e supermercados e 40.000 voluntários.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.