Grupo Ocidental dos Açores sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte

Grupo Ocidental dos Açores sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte
| País
Porto Canal com Lusa

O grupo Ocidental do arquipélago dos Açores está este sábado sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva, por vezes forte, entre as 03:00 e as 21:00, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

É ainda esperada uma superfície frontal fria, com deslocamento lento para leste/nordeste, que deverá agravar o estado do tempo nas ilhas das Flores e do Corvo.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, é emitido pelo IPMA sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Na sequência deste alerta, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) recomendou à população que tome medidas de autoproteção, como manter limpos os sistemas de drenagem da água, não circular sem necessidade para evitar atrapalhar a circulação das forças de segurança ou cair em buracos tapados por lençóis de água.

O SRPCBA salientou que em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos e, consequentemente, provocar a queda de muros, taludes, postes, ou outras estruturas.

No resto do país não é esperada qualquer situação complicada, estando prevista apenas alguma nebulosidade, neblina e nevoeiro, a dissipar ao longo da manhã, e uma subida da temperatura mínima.

Nas regiões norte e centro, o céu deverá estar geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde nas regiões do interior.

Haverá alguns períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do cabo Mondego até meio da manhã e o vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado a forte na serra da Estrela até meio da manhã.

Para a região sul, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral oeste e interior até final da manhã, vento fraco a moderado de norte e neblina ou nevoeiro matinal.

A subida da temperatura mínima será mais significativa no interior.

Na Grande Lisboa, o céu vai estar geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado entre o meio da tarde e o início da noite, com vento fraco de norte, que passará a moderado durante a tarde.

Segundo o IPMA, a zona do Grande Porto vai estar com o céu muito nublado e deverá esperar alguns períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao início da manhã. O vento, no entanto, vai soprar fraco.

Em todo o país, as temperaturas vão oscilar entre os 22º e os 11º de máxima, e os 6º e os 17º de mínima.

A previsão do estado do mar aponta para ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 metros, na costa ocidental, sendo de 2,5 a 3,5 metros a norte do cabo Raso, até meio da tarde.

A temperatura da água do mar vai oscilar entre os 13º e os 15º celsius.

Na costa sul, as ondas de sudoeste não chegarão a 1 metro de altitude e a temperatura da água deverá rondar os 16º celsius.

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.