Pediátrico de Coimbra nega falta de camas para fazer face à gripe

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 18 jan (Lusa) - O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) negou hoje a insuficiência de camas no Hospital Pediátrico para fazer face à gripe sazonal, apesar do acréscimo de 50% dos episódios de urgência relativamente à média anual.

"Apesar da grande pressão no internamento, foi sempre possível internar todos os doentes em condições adequadas sem compromisso de toda a atividade programada", refere o CHUC, num comunicado enviado à agência Lusa.

De acordo com a nota, o Serviço de Urgência do Hospital Pediátrico "tem dado resposta eficaz, mesmo tendo em conta uma procura mais elevada" nos últimos dias, "tendo sido tomadas de imediato as medidas adequadas".

O CHUC adiantou ainda que "não há doentes em macas nos corredores a aguardar internamento, não há doentes em macas nas enfermarias nem há cancelamento de cirurgias ou outros procedimentos programados" no Hospital Pediátrico.

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) classificou hoje como "uma irresponsabilidade" a falta de camas no Hospital Pediátrico de Coimbra para responder à gripe sazonal.

A SCROM referiu que, "devido à falta de recursos humanos e de material", o Pediátrico não está preparado para fazer face ao Plano de Contingência de Saúde Sazonal - Módulo Inverno da Direção-Geral da Saúde (DGS).

"A população pode confiar no Hospital Pediátrico", refere o comunicado do CHUC, que lamenta o facto de a SCROM não ter efetuado um pedido de informação prévio, "o que seria expectável e recomendável, por forma a não criar situações de alarme absolutamente desnecessárias tanto na população como nos profissionais".

AMV (RBF) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.