Sindicato diz que adiar obras na mina de Neves-Corvo é para intimidar trabalhadores

| País
Porto Canal com Lusa

Castro Verde, Beja, 18 jan (Lusa) - O sindicato dos mineiros lamentou hoje a decisão da companhia Lundin Mining de adiar obras de um projeto de 260 milhões de euros na mina de Neves-Corvo, considerando ser uma forma de "intimidar" trabalhadores e evitar novas greves.

"Fomos apanhados de surpresa com a notícia da decisão, que, naturalmente, lamentamos e nos preocupa", porque se trata "de um grande investimento numa empresa com imensos postos de trabalho e numa região com enormes carências a nível laboral", disse à agência Lusa o coordenador da direção do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) Luís Cavaco.

A decisão "faz parte da intimidação da Lundin Mining sobre os trabalhadores" da empresa Sominor, a concessionária da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, distrito de Beja, disse o sindicalista, afirmando: "Acredito que é uma forma de intimidar os trabalhadores para evitar que façam novas greves".

A companhia mineira sueca-canadiana Lundin Mining, a dona da Sominor, anunciou hoje que decidiu adiar obras do projeto de 260 milhões de euros para expandir a produção de zinco na mina de Neves-Corvo "dadas as perturbações laborais ocorridas no último trimestre de 2017 e a possibilidade de ocorrência de novas greves no primeiro trimestre de 2018" no complexo mineiro.

Nestas circunstâncias, "é crítico garantir a competitividade a longo prazo da mina de Neves-Corvo e que os projetos decorram de forma eficiente" para "atingir os retornos esperados do investimento", frisa a companhia, referindo que a Somincor espera arrancar com o projeto na sua totalidade "num futuro próximo".

Trabalhadores da Somincor fizeram três greves entre os meses de outubro e dezembro de 2017, as quais levaram a paragens na extração e na produção de minério na mina de Neves-Corvo.

Na semana passada, num plenário geral, os trabalhadores decidiram fazer nova greve caso não recebam até ao dia 29 deste mês uma proposta da nova administração para resolver o conflito laboral na empresa.

Questionado pela Lusa sobre se a decisão da Lundin Mining poderá levar os trabalhadores a desistirem da nova greve, Luís Cavaco disse que os trabalhadores terão de analisar a decisão e decidirem o que irão fazer a seguir, ou seja, se vão avançar ou não com a greve caso a nova administração não apresente até ao dia 29 uma proposta para resolver o conflito.

Os trabalhadores reivindicam o fim do regime de laboração contínua no fundo da mina, a "humanização" dos horários de trabalho, a antecipação da idade da reforma para os funcionários das lavarias, a progressão nas carreiras, a revogação das alterações unilaterais na política de prémios e o "fim da pressão e da repressão sobre os trabalhadores".

O conflito laboral entre a Somincor e os trabalhadores e que provocou as greves "só existe porque a anterior administração da empresa não o quis resolver", disse Luís Cavaco, referindo que "a resolução do conflito e da instabilidade na empresa depende da nova administração".

"Se a nova administração apresentar uma solução para resolver os problemas laborais que existem na empresa e responder às reivindicações dos trabalhadores o conflito laboral e a instabilidade na empresa terminarão", disse, lembrando que o novo administrador-delegado da empresa já indicou que vai apresentar uma proposta ao STIM para resolver o conflito.

LL // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.