Três filmes portugueses no programa Fórum do Festival de Berlim

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 jan (Lusa) - Três filmes de João Viana, Sandro Aguilar e André Gil Mata foram selecionados para o programa "Fórum" do Festival de Cinema de Berlim, a realizar em fevereiro, na Alemanha, foi hoje anunciado.

O programa "Fórum", que conta este ano com 44 filmes, é "a secção mais ousada" do festival de Berlim, recorda a organização, com produções 'avant garde', experimentais, ensaios ou com uma reflexão política.

Para o realizador João Viana, esta será uma dupla participação no festival de Berlim, uma vez que à curta-metragem "Madness", integrada na competição, terá a longa-metragem "Our Madness" na secção "Fórum".

O filme pretende discutir a realidade atual de Moçambique - onde foi rodado - e conta a história de um menor que retira a mãe de um hospital psiquiátrico, em Maputo, para a levar ao encontro do pai, que está numa zona de confrontações militares, devido à crise política no país.

João Viana, nascido em Angola, volta a Berlim onde já recebeu um prémio pela longa-metragem "A batalha de Tabatô".

Na secção "Fórum" estará ainda "A Árvore", terceira longa-metragem de André Gil Mata, rodada no inverno passado na Bósnia-Herzegovina, onde já tinha feito antes o filme "How I fall in love with Eva Ras".

Sandro Aguilar estará em Berlim com "Mariphasa", um filme com pistas narrativas sobre um tempo de ruínas, como refere o festival de Vila do Conde, que exibiu esta produção no ano passado.

A 68.ª edição do Festival de Cinema de Berlim decorrerá de 15 a 25 de fevereiro.

Da programação que tem vindo a ser anunciada, a competição de curtas inclui "Madness", de João Viana, "Onde o verão vai (episódios da juventude)", de David Pinheiro Vicente, e "Russa", uma obra conjunta de João Salaviza e Ricardo Alves Jr..

Do júri da competição de curtas faz parte o realizador português Diogo Costa Amarante, Urso de Ouro em 2017, com "Cidade Pequena".

No programa paralelo Berlinale Talents estará o realizador André Santos e no "Project Labs" este cineasta apresentará o projeto do documentário "Na Floresta" (título provisório), coassinado com Marco Leão.

SS/(JRS/EYAC) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.