António Costa visita Eslovénia com próxima presidência portuguesa da UE em agenda

| Política
Porto Canal com Lusa

Ljubljana, 17 jan (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, realiza hoje uma visita oficial à Eslovénia, que servirá também para começar a preparar a próxima presidência portuguesa da União Europeia, em 2021, partilhada em trio com eslovenos e alemães.

Naquela que é a sua primeira deslocação a esta antiga República da Jugoslávia, António Costa manterá encontros em Ljubljana com as principais figuras do Estado esloveno, sendo recebido, em reuniões separadas, pelo primeiro-ministro, Miro Cera, pelo presidente da Assembleia Nacional, Milan Brglez, e pelo Presidente da República, Borut Pahor.

De acordo com uma nota do gabinete do primeiro-ministro, em agenda estão o estreitamento das relações bilaterais entre Portugal e Eslovénia e "a concertação de posições no quadro da União Europeia", devendo também esta visita servir para começar a preparar a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, no primeiro semestre de 2021.

Portugal assumirá dentro de três anos a sua quarta presidência rotativa da UE, pela segunda vez no sistema de trios -- os Estados-membros que exercem a presidência do Conselho da União trabalham desde há alguns anos em estreita cooperação em grupos de três, em semestres consecutivos -, tal com aconteceu em 2017/18, com Alemanha e Eslovénia, numa presidência marcada pela assinatura do Tratado de Lisboa.

ACC // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.