Marés vivas acarretam "elevado risco" para habitações em Esposende

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 07 jan (Lusa) - O vereador da Proteção Civil na Câmara de Esposende, Maranhão Peixoto, admitiu hoje que há no litoral do concelho "pelo menos" três habitações com "elevado risco de serem atingidas" pelas marés vivas.

"Temos, pelo menos, na zona da Apúlia, nas Pedrinhas e em Cedovém, três habitações com elevado risco de serem atingidas em futuras marés ou ainda na ondulação que virá ao longo destes dias", disse o autarca à Lusa.

Segundo o vereador, um dos proprietários das habitações já pediu ao Parque Natural do Litoral Norte para que seja autorizada a colocação de proteção em pedra.

Uma das moradias identificadas por Maranhão Peixoto situa-se em Cedovém e foi vítima da força das águas do mar, que engoliram cerca de 15 metros de duna.

"As cercas e os muros já ruíram", garante Albertino Machado, pescador daquela localidade.

Na costa de Esposende, está prevista a demolição de perto de duas centenas de construções, ao abrigo do Polis Litoral Norte.

Muitas delas são na Apúlia, mas os proprietários opõem-se e muitos prometem mesmo enveredar pela via judicial.

Em fase mais adiantada está o processo de demolição de perto de duas dezenas de edifícios na praia de S. Bartolomeu do Mar, que entretanto já foram expropriados e se encontram devolutos.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Obra da Linha Rubi do metro corta rotunda Edgar Cardoso em Gaia durante dois anos

As obras da futura Linha Rubi (H) do Metro do Porto vão arrancar "em força" em Vila Nova de Gaia a partir de sexta-feira, cortando a rotunda Edgar Cardoso durante dois anos, revelou a transportadora esta segunda-feira.

Maior fabricante mundial de torres eólicas emprega mais de 1200 pessoas em Aveiro 

A empresa sul-coreana CS Wind vai inaugurar no dia 22 de maio uma nova unidade de produção na zona portuária de Aveiro. A nova infraestrutura do líder mundial de torres eólicas representou um investimento de 120 milhões de euros.

Queda da Farfetch não compromete construção da “Nova Califórnia” em Matosinhos

A Castro Group, empresa responsável pela criação do Fuse Valley, em Matosinhos, num investimento conjunto de 200 milhões de euros com a Farfetch, avança que o projeto está em fase final do processo de licenciamento do loteamento, aguardando aprovação “a qualquer momento”.