Presidente da República pede à população de Tondela que não desmobilize e seja solidária com as vítimas

| País
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu este domingo à população de Tondela que não desmobilize e seja solidária com as vítimas do incêndio numa associação recreativa que fez pelo menos oito mortos e 38 feridos.

Atualizado 15-01-2018 12:06

Numa intervenção pública, junto a uma capela de Vila Nova da Rainha, onde se localiza a associação, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se à assistência onde se incluíam alguns familiares e amigos das vítimas, lembrando que a primeira solidariedade na sequência do incêndio foi da população local, que acorreu na tentativa de socorrer quem tentava fugir das chamas.

"O primeiro sinal de solidariedade foi vosso e continua a ser vosso e aquilo que vos peço é que não desmobilizem. Há famílias com dor, há famílias - e ainda não passaram 24 horas - que não percebem o que aconteceu e estão sob choque, são amigos e amigas vossos", disse o chefe de Estado.

"E esse é o vosso grande desafio, o desafio que têm de vencer, como têm estado a vencer o desafio de outubro", argumentou o Presidente da República, lembrando os incêndios florestais que afetaram a localidade e o concelho do distrito de Viseu em 15 de outubro.

"É outro desgosto, é outro choque, é outro drama a juntar à tragédia de outubro. Mas eu acredito na vossa força, na vossa resistência, que é do melhor que nós temos em Portugal", sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.

Na ocasião, o chefe de Estado voltou a enaltecer o trabalho de "todas as instituições" que participaram nas operações de socorro às vítimas "e que fizeram mais do que era preciso fazer para que haja quem continue a lutar pela vida", voltando a expressar solidariedade às famílias das vítimas e lembrando que as próximas horas e dias "são ainda muito críticas" para os feridos internados em diversos hospitais.

"Uma coisa é certa, o país está aqui unido convosco. Está aqui o Governo, esteve ontem [sábado] e está hoje aqui o Governo, esteve ontem e está hoje aqui a Assembleia da República e está hoje o Presidente da República. Com os vossos autarcas, mas sobretudo convosco", enfatizou.

"É um sinal de que estamos todos juntos. Nesta hora de dor, a vossa dor é a nossa dor", acrescentou.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.