Sindicato médico exige que Ministério retome negociações e lamenta falta de contacto

Sindicato médico exige que Ministério retome negociações e lamenta falta de contacto
| País
Porto Canal com Lusa

O Sindicato Independente dos Médicos exige que o Ministério da Saúde retome as negociações com os médicos, lamentando que desde a última greve em novembro não tenha havido qualquer contacto do Governo.

"Qual a razão para o ministro da Saúde se recusar a negociar com os sindicatos médicos?", questiona o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Roque da Cunha, em declarações à agência Lusa.

Na sexta-feira, os sindicatos médicos enviaram ao ministro da Saúde uma carta "a exibir o retomar das negociações".

Segundo Roque da Cunha, o bastonário da Ordem dos Médicos convocou para terça-feira uma reunião do Fórum Médico, estrutura que reúne várias organizações representativas dos médicos.

A última greve nacional de médicos ocorreu no início de novembro, depois de greves regionais em outubro.

Os sindicatos pretendem uma redução das listas de utentes por médicos de família e uma redução de 18 para 12 horas semanais no serviço de urgência. É ainda reclamada uma reformulação dos incentivos à fixação em zonas carenciadas, uma revisão da carreira médica e respetivas grelhas salariais e a diminuição da idade da reforma para os médicos, entre outras medidas.

Em novembro, aquando da greve, o ministro da Saúde chegou a estimar que até ao fim de 2017 chegaria a um consenso com os sindicatos médicos, que no ano passado cumpriram duas paralisações gerais, em maio e em novembro.

"Há um permanente diálogo, mas temos dois aspetos que ainda não estão fechados", disse na altura o ministro da Saúde sobre as negociações com os médicos, recordando que falta chegar a acordo sobre a redução das listas de doentes por médicos de família e sobre a redução das horas em urgências.

Adalberto Campos Fernandes indicava ainda que uma redução de utentes por médicos, de 1.900 para 1.500, poria em causa o compromisso de dar um médico de família a todos os portugueses até final da legislatura.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.