Casa da Música abre hoje Ano Áustria com início da integral das Sinfonias de Bruckner

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 12 jan (Lusa) -- A Casa da Música, no Porto, abre hoje o Ano Áustria, com a Sinfonia n.º 7, de Bruckner, interpretada pela Orquestra Sinfónica do Porto, sob a direção de Michael Sanderling.

A Casa da Música dedica o ano de 2018 à Áustria, país que já tinha sido tema em 2010, programando as integrais das sinfonias de Anton Bruckner e dos concertos para violino de Mozart.

De acordo com a programação, o compositor em residência vai ser o austríaco Georg Friederich Haas, "um dos artistas europeus mais conceituados da atualidade", que verá a sua obra ser alvo de uma retrospetiva no Porto, a partir deste mês.

Os artistas em associação, por seu lado, vão ser o cravista alemão Andreas Staier e o violinista austríaco Benjamin Schmid, enquanto Gonçalo Gato se torna no jovem compositor em residência.

Em declarações à agência Lusa, o diretor artístico da Casa da Música, António Jorge Pacheco, quando da apresentação da programação, em novembro, sublinhou que o facto de se voltar à Áustria como país-tema -- o que acontece pela primeira na história da instituição -- prende-se com o "programa quase inesgotável" dos compositores daquele país.

"O 'ano Áustria' é um verdadeiro festim para os quatro agrupamentos residentes, com repertório genial, interminável", disse António Jorge Pacheco, que destacou como um dos grandes concertos de 2018 o que vai ter lugar no dia 24 de fevereiro, quando a Orquestra Sinfónica do Porto, com o Coro Casa da Música, interpretar o ciclo de canções "Gurrelieder", de Arnold Schoenberg, peça raras vezes tocada, em estreia no Porto.

O ciclo de abertura do ano Áustria decorre até ao próximo dia 21 de e inclui ainda o "Te Deum", de Bruckner, no dia 19, e a obra "In Vain", de Haas, pelo Remix Ensemble, no dia seguinte, em relação à qual o New York Times escreveu, em 2011, ser uma peça com "ondas de sons lindos e opulentamente estranhos, que parecem o resultado de forças sobrenaturais".

O concerto de abertura, hoje à noite, conta com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.

TDI/MAG // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Incêndio mata 12 ovelhas em Valpaços

Um incêndio que deflagrou esta quarta-feira em dois armazéns agrícolas em Valpaços, no distrito de Vila Real, destruiu dois tratores e causou a morte a 12 ovelhas, adiantou à Lusa fonte dos Bombeiros de Carrazedo de Montenegro.

Time Out Market, o novo reduto gastronómico no coração do Porto

O conceito arrancou em 2014, no mercado da Ribeira, em Lisboa, e o sucesso motivou a expansão da marca pelo mundo. O Time Out Market estende-se agora ao Norte do país, mais concretamente ao Porto, numa localização premium da cidade.

Homem escravizado durante 17 anos em Bragança. PJ deteve quatro suspeitos

Quatro pessoas são suspeitas de terem escravizado e maltratado um homem de 54 anos durante quase duas décadas, em Bragança, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).