Hospital de Gaia cria mais 40 camas devido ao período de contingência de gripe

Hospital de Gaia cria mais 40 camas devido ao período de contingência de gripe
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) criou, no âmbito do Plano de Contingência cujo nível mais elevado foi ativado há cerca de três semanas, mais 40 camas de internamento, indicou hoje fonte hospitalar.

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, o CHVNG/E apontou que foi sentido um "acréscimo de mais 150 doentes" ao serviço de urgência, o que representa "um aumento de 25 a 30% acima da média", mas garantiu que "foram desenvolvidos esforços de forma a acomodar o excesso de procura".

"A sobrecarga de trabalho em doentes graves e muito graves que requerem internamento fez-se sentir no serviço de urgência. Com o apoio dos profissionais de todas as categorias, foram desenvolvidos esforços de forma a acomodar o excesso de procura, de forma a tratar dignamente todos os doentes", aponta o CHVNG/E, enumerando algumas das medidas tomadas.

"Tal como previsto no Plano de Contingência, foram abertas mais 40 camas de internamento, assim como foram contratados mais 20 profissionais, de forma a garantir a capacidade de resposta no período de inverno", refere a resposta enviada à Lusa.

O CHVNG/E explicou que o Plano de Contingência, elaborado com base a estatística dos últimos dois anos, "prevê um reforço das equipas de urgência (recursos humanos), reforço de materiais e equipamentos clínicos, fármacos, assim como o reforço da capacidade de internamento".

"[Isto reflete-se] na abertura de mais camas, com manutenção dos rácios de assistentes operacionais e enfermagem preconizados", descrevem os responsáveis.

Também foi criada a área "Via Gripe" que tem como objetivo "a redução do contágio nas salas de espera do serviço de urgência".

Quanto a tempos de espera, o CHVNG/E fala em oito a dez minutos para os utentes com pulseira "laranja". Este número sobe para 37 minutos a uma hora para a prioridade "amarela" e para "o máximo de duas horas" para os "verdes", enquanto os "azuis" podem aguardar entre 02:35 e quatro horas.

+ notícias: Norte

Oliveira de Azeméis diz que Metro do Porto deve focar-se em chegar a "todas as regiões" da AMP

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que integra a Área Metropolitana do Porto (AMP), defendeu esta terça-feira que, independentemente da sua estrutura acionista, a empresa Metro do Porto deve focar-se em chegar ao sul do território.

Motociclista em estado grave após queda por ribanceira em Paredes

Um motociclista ficou em estado grave depois de uma colisão com um carro em Baltar, avançou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto ao Porto Canal.

Atualização. Morreu motociclista envolvido em acidente em Paredes

O motociclista que tinha ficado em estado grave após a colisão com um carro acabou por morrer.