Arquiteto Nuno Brandão Costa lança monografia "Porosis" no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 09 jan (Lusa) - O arquiteto Nuno Brandão Costa, da equipa que irá representar Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza, este ano, apresenta hoje a monografia "Porosis", sobre a sua obra, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

O livro, "Porosis/ The Architecture of Nuno Brandão Costa", publicado pela Monade, foi lançado na Bienal de Arquitetura de Chicago e propõe uma leitura sobre a obra do arquiteto do Porto.

Os projetos de Brandão Costa, nesta obra, são documentados pela fotografia de André Cepeda.

A sessão de apresentação da obra tem início marcado para as 18:30.

O projeto de Nuno Brandão Costa, desenvolvido em conjunto com o curador Sérgio Mah, foi escolhido pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), em dezembro passado, para representar Portugal na Exposição Internacional de Arquitetura -- Bienal de Veneza, que abre em maio.

O júri que avaliou as sete equipas convidadas para participar no concurso organizado pela DGArtes deu à dupla de criadores a melhor classificação para preparar a representação, com um orçamento de cerca de 200 mil euros.

A 16.ª Bienal de Arquitetura de Veneza decorrerá de 26 de maio a 25 de novembro deste ano, com curadoria geral de Yvonne Farrell e Shelley McNamara, subordinada ao tema "Freespace".

Nuno Brandão Costa nasceu no Porto, em 1970, licenciou-se na Faculdade de Arquitetura da universidade daquela cidade (FAUP), em 1994, onde dá aulas desde 2001 e onde se doutorou em 2013.

O arquiteto fez parte das representações portuguesas na 8.ª Bienal de Veneza, em 2004, na Bienal de Arquitetura de São Paulo, em 2005, e na Trienal de Arquitetura de Milão, em 2004 e 2014.

Multipremiado ao longo da carreira, com galardões como o Secil (2008) e o Vale da Gândara (2011), foi recentemente escolhido para projetar o futuro Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto.

A sua obra será apresentada pelo arquiteto Alexandre Alves Costa, com a presença de Nuno Brandão Costa, André Cepeda, José Miguel Rodrigues e dos editores Daniela Sá e João Carmo Simões.

AG (SS/TDI/MAG) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Incêndio mata 12 ovelhas em Valpaços

Um incêndio que deflagrou esta quarta-feira em dois armazéns agrícolas em Valpaços, no distrito de Vila Real, destruiu dois tratores e causou a morte a 12 ovelhas, adiantou à Lusa fonte dos Bombeiros de Carrazedo de Montenegro.

Time Out Market, o novo reduto gastronómico no coração do Porto

O conceito arrancou em 2014, no mercado da Ribeira, em Lisboa, e o sucesso motivou a expansão da marca pelo mundo. O Time Out Market estende-se agora ao Norte do país, mais concretamente ao Porto, numa localização premium da cidade.

Homem escravizado durante 17 anos em Bragança. PJ deteve quatro suspeitos

Quatro pessoas são suspeitas de terem escravizado e maltratado um homem de 54 anos durante quase duas décadas, em Bragança, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).