Centros de Saúde de Coimbra abrem em janeiro aos fins de semana

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 05 jan (Lusa) - Os Centro de Saúde de Coimbra vão funcionar aos fins de semana durante o mês em janeiro, entre as 10:00 e as 18:00, devido ao pico da gripe, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Em comunicado, a ARSC adianta que, a partir de sábado, vão estar abertas as unidades de Celas, Eiras, Fernão Magalhães, Norton de Matos e São Martinho, com uma equipa para atendimento de situações de doença aguda.

A abertura dos centros de saúde nos períodos anunciados insere-se nas medidas preconizadas no Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas - Módulo Inverno 2017/2018, que, na região Centro, é coordenado pelo Departamento de Saúde Pública da ARSC.

Já na véspera de Ano Novo, os mesmos Centros de Saúde estiveram a funcionar, tendo realizado, no total, 43 consultas.

A ARSC recomenda ainda à população que, em caso de necessidade, aceda à linha Saúde 24, através do número 808242424, que faz a triagem, aconselhamento e encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação.

Perante as previsões de temperaturas baixas e queda de neve nas terras altas da região Centro, alerta-se os cidadãos para a necessidade de adotarem um conjunto de procedimentos que, mantendo o seu conforto térmico, previnam os efeitos do frio na saúde.

De acordo com a ARSC, os centros de saúde de Coimbra mantém o seu horário normal durante a semana, mas, em caso de necessidade, estão preparados para se proceder ao alargamento.

Acrescenta ainda que o alargamento de horários e reforço de equipas está previsto para todos os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da região Centro, em caso de necessidade.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.