Mário Soares diz que Passos foi "desilusão absoluta" e que o balanço é "péssimo"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O ex-Presidente da República Mário Soares disse hoje que Passos Coelho se revelou "uma desilusão absoluta" como primeiro-ministro, considerando que os dois primeiros anos de Governo PSD/CDS foram "péssimos para Portugal" e "a melhor inversão era irem-se embora".

"Acho que foram dois anos péssimos para Portugal", começou por afirmar o antigo chefe de Estado, em declarações à Lusa e à rádio Antena 1 na sua fundação, à margem de uma sessão de apresentação do livro "Memória de Tortura e Resistência", de Joaquim Monteiro Matias.

Para o fundador do PS, o balanço destes dois anos de mandato é absolutamente negativo: "Todas as coisas pioraram, indiscutivelmente, como todo o país sabe".

Questionado sobre os elogios que teceu a Pedro Passos Coelho, no início do mandato, Mário Soares disse ter-se enganado.

"Pois é, fiz elogios pessoais, efetivamente, porque estava convencido de que ele era uma outra pessoa que realmente não foi, eu conhecia-o desde jovem, julguei que era outra pessoa. Enfim, enganei-me, como toda a gente se engana", disse.

Na opinião do histórico socialista e também antigo primeiro-ministro, o desempenho do executivo e de quem o lidera foi "uma desilusão absoluta".

"Eu não tive muitas ilusões nunca, mas de qualquer maneira tive ilusões em relação ao primeiro-ministro, Passos Coelho, e estava convencido de que ele era outra pessoa", reforçou.

Interrogado sobre se ainda pode haver uma inversão, Mário Soares ripostou que "a melhor inversão" que o Governo pode dar era "ir-se embora": "É o que eu tenho dito várias vezes".

Já sobre a ausência do secretário-geral do PS, António José Seguro, do encontro das esquerdas na Aula Magna, que Soares promoveu, o socialista desvalorizou.

"Eu já sabia que ele não ia, a primeira pessoa a quem eu falei foi ao António José Seguro, ele disse-me que não ia, que mandava uma pessoa e eu fiquei convencido, foi aquela que lá viu", declarou.

ATF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.