Dez distritos do continente sob aviso vermelho devido à agitação marítima

Dez distritos do continente sob aviso vermelho devido à agitação marítima
| País
Porto Canal

Dez distritos do continente estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima, com ondas até nove metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso vermelho devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete a nove metros.

O aviso vermelho, que está previsto para situações meteorológicas de risco extremo, vai vigorar entre as 09:00 e as 23:59 de hoje.

Também a agitação marítima levou o IPMA a colocar a Madeira sob aviso laranja entre as 06:00 de hoje e as 11:59 de terça-feira.

O IPMA colocou os distritos Vila Real e Viseu sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, que pode ser por vezes forte e vento do quadrante sul com rajadas da ordem dos 90 a 100 quilómetros/hora nas terras altas até às 11:59 de hoje.

Sob aviso amarelo está ainda o distrito de Santarém devido à previsão de chuva entre as 00:00 e as 16:59 de terça-feira.

O IPMA prevê para hoje nas regiões norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte até meio da tarde no Minho e Douro Litoral, onde passará gradualmente a regime de aguaceiros.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando até ao início da tarde moderado a forte, com rajadas da ordem de 70-90 km/hora, no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e forte, com rajadas da ordem de 90-100 km/hora, nas terras altas e subida da temperatura mínima.

No sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, em geral fraca, a partir do final da manhã no Alto Alentejo, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, vento em geral fraco do quadrante sul, tornando-se moderado a partir da manhã no litoral e por vezes forte nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.

Para a Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, tornando-se geralmente muito nublado a partir do final da tarde e vento em geral fraco de sudoeste, sendo moderado nas terras altas.

Nos Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, mais frequentes a partir da tarde e vento oeste muito fresco a forte com rajadas até 80 km/h, rodando para noroeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e Évora prevê-se uma máxima de 16 graus Celsius, no Porto, Viana do Castelo e Leiria 15, Faro e Beja 17, Castel Branco, Portalegre e Vila Real 12, Bragança 10, Guarda 7, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 14, Santa Cruz das Flores 13 e Funchal vinte e um.

+ notícias: País

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.