Cubillas destaca "qualidade profissional e humana" de Eusébio

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lima, 05 dez (Lusa) -- Teófilo Cubillas, futebolista peruano que foi um dos maiores símbolos do FC Porto e do seu país, expressou hoje o seu pesar pelo falecimento de Eusébio, recordando a sua "qualidade profissional e humana".

"Tive a honra de o denfrontar em diversas ocasiões e deleitar-me com a sua magia. Recordo-o como um grande, um excelente jogador, além de um bom amigo. Tivemos várias disputas em Portugal nos clássicos entre FC Porto e Benfica", recorda.

Cubillas revelou que foi no Mundial2010 da África do Sul que se cruzou pela última vez com Eusébio, onde o viu "debilitado": "É a lei da vida".

Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.

O "Pantera Negra" ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.

Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio está em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), desde as 17:30, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.

RBA // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

Confira os resultados da 32.ª jornada da I Liga

Resultados da 32.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que se disputou entre sexta-feira e domingo:

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.