Tempo melhora a partir da tarde mas segunda-feira regressa a chuva e ventos fortes

| País
Porto Canal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma ligeira melhoria do estado do tempo a partir da tarde de hoje e até segunda-feira, quando a chuva e o vento fortes vão regressar.

"A partir do início da tarde, há uma tendência para melhorar. A precipitação já não vai ser tão intensa e o vento também vai diminuir de intensidade", disse à Lusa o meteorologista Ricardo Tavares.

No domingo, o estado do tempo deverá manter-se com chuva e vento mais fracos, mas para segunda-feira prevê-se "chuva mais forte e vento forte com rajadas", segundo o meteorologista, que admite que possa ser emitido um novo aviso meteorológico para esse dia.

Para já, o IPMA lançou um aviso amarelo -- o segundo menos grave de uma escala de quatro -- para todos os distritos do país.

Quanto à queda de neve, a previsão para hoje é de que iria ocorrer acima dos 1.400 metros, mas ao longo do dia vai baixando até aos 800 metros.

"Vai nevar nas cotas mais baixas, mas sem a intensidade desta manhã", afirmou Ricardo Tavares.

No que respeita à agitação marítima, o meteorologista indicou que o aviso laranja -- o segundo mais grave numa escala de quatro - foi alargado em toda a costa até ao início de domingo e admite que na segunda-feira volte a ser acionado.

"Até ao dia 08 (quarta-feira), o aviso vai estar entre amarelo e laranja", afirmou.

Entretanto, o mau tempo provocou hoje um tornado em Paredes, distrito do Porto, que danificou dezenas de habitações e desalojou 50 pessoas.

Em Lisboa, o mau tempo causou hoje de manhã 22 inundações e a queda de pequenas estruturas, revestimentos, cabos elétricos e árvores.

No distrito de Portalegre, foram registadas 11 quedas de árvores em vários concelhos, uma pequena inundação numa via e o deslizamento de um muro.

Para acorrer a eventuais estragos que o vento e a chuva fortes causem na rede elétrica, a EDP distribuição indicou que destacou "parte dos operacionais que teve na tempestade de 25 de dezembro", sem precisar quantos.

Referindo-se às consequências do tornado no concelho de Paredes, fonte da EDP disse que a população de Duas Igrejas ficou afetada e que já foram colocados lá geradores.

"Não há grandes estragos na rede. Temos casos pontuais de pessoas sem energia", disse a mesma fonte, acrescentando que não é "comparável ao que aconteceu no Natal".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.