França bate Noruega e é a nova campeã mundial de andebol feminino

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Hamburgo, Alemanha, 17 dez (Lusa) - As andebolistas francesas sagraram-se hoje campeãs do mundo, ao baterem por 23-21 a Noruega, que era detentora do título, na final jogada em Hamburgo, Alemanha.

Para o andebol feminino gaulês, trata-se do segundo título mundial do seu historial, depois do conseguido em 2003, o que faz com que a maior potência da modalidade tenha, finalmente, as 'coroas' masculina e feminina em simultâneo.

Curiosamente, o adversário voltou a ser a Noruega, só que o favoritismo em masculinos era claro para os franceses - tanto mais que o campeonato se jogou em França - e agora a balança pendia acentuadamente para o conjunto norueguês, seleção que chegou à final com o estatuto de tricampeã e a 'faturar' goleadas. As nórdicas procuravam aqui o quarto título na últimas cinco edições.

O jogo foi muito intenso e equilibrado, com a França a chegar ao intervalo a ganhar por 11-10.

Na segunda parte, a França até chegou a ter três golos de avanço, mas a tónica foi decisivamente de equilíbrio, com várias situações de igualdade.

A dois minutos do fim, dois golos de Allison Pineau colocaram o marcador em 22-20 e as gaulesas assumiram, em definitivo, que a vitória estava a um 'pequeno passo'. Geriram bem os últimos segundos, nos quais se verificou ainda um golo para cada lado.

Para a história fica o técnico Olivier Krumbholtz, único sobrevivente do título de 2003 e que viveu também as finais perdidas em 2009 e 2011. "Elas souberam permanecer lúcidas e este resultado é lógico em função do trabalho que fizeram. É um momento de grande alegria", disse.

Allison Pineau, figura maior do jogo, marcou no total quatro golos, tantos quantos registou Manon Houette. Com três golos terminaram Laurisa Landre e Estelle Nze Minko.

Todo o jogo da Noruega assentou no poder de Tora Mork e Veronica Kristiansen, com sete golos cada.

No jogo de atribuição do terceiro lugar, jogado antes, a Holanda derrotou a Suécia por 24-21.

FB // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Sub-17): Juniores B goleiam em Pina Manique

Juniores B do FC Porto bateram os do Casa Pia (4-0) na 13.ª jornada da fase final.

FC Porto (Hóquei em patins): Sem depender de terceiros. Crónica do jogo.

Nem 72 horas depois de conquistar a Taça de Portugal na pista do Óquei de Barcelos, a equipa de hóquei em patins do FC Porto recebeu o mesmo adversário e não foi além de uma igualdade a quatro bolas na penúltima ronda do campeonato. Com este resultado, os portistas passam a somar 62 pontos, mais dois do que o Sporting e mais quatro do que a Oliveirense, que tem menos um jogo disputado. A entrada nos play-offs em primeiro lugar está à distância de uma vitória em casa do oitavo classificado.

FC Porto: Dia do trabalhador no Olival

Depois de um dia de folga, o plantel principal do FC Porto reagrupou e retomou os preparativos para a viagem a Trás-os-Montes. Durante a manhã desta quarta-feira, no Olival, os portistas voltaram a treinar com o foco no embate da ronda 31 do campeonato no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, casa do Desportivo de Chaves, este sábado, pelas 20h30, na Sport TV1.