Autor de triplo homicídio condenado a 25 anos de prisão continua em liberdade

| País
Porto Canal / Agências

Almada, 03 jan (Lusa) - O Tribunal de Almada condenou hoje a 25 anos de prisão o autor de um triplo homicídio ocorrido em novembro de 2005 na Charneca da Caparica, mas o arguido continua em liberdade e ainda pode recorrer da sentença.

O arguido João Carvalho foi condenado à pena máxima por ter assassinado a tiro a mulher com a qual mantinha uma relação amorosa, Maria do Rosário, de 40 anos, e os pais desta, ambos com 71 anos, quando tentavam socorrer a própria filha, a 02 de novembro de 2005.

Apesar da condenação, João Carvalho vai continuar em liberdade, pelo menos até que o tribunal se pronuncie sobre um eventual agravamento das medidas de coação a aplicar (enquanto se espera pelo desenvolvimento do recurso, caso seja interposto), o que, segundo fonte judicial, só deverá acontecer na próxima semana.

O advogado da família das vítimas, Diogo Martins, que se afirmou satisfeito com a pena, disse que cabe ao Ministério Público avaliar e propor uma eventual alteração das medidas de coação.

"O Ministério Público tem que atuar em conformidade com aquilo que for o seu entendimento. Ou seja, em função da situação processual do arguido, o Ministério Público vai promover aquilo a que tiver direito", disse.

No seu entender, "apesar de não ter existido prova direta, a verdade é que as circunstâncias da prática dos factos foram claras e específicas" e, por isso, "não podia ter sido outra a decisão".

A sentença do tribunal de Almada também agradou aos familiares das três vítimas, mas Amélia Talego, tia de Maria do Rosário, não compreende que o arguido tivesse saído em liberdade depois de ter sido condenado a 25 anos de prisão.

"Esperávamos que ele tivesse sido preso hoje. É um homem que matou três pessoas há oito anos e que continua em liberdade. E agora ainda tem o direito de recorrer. Estamos chocados com isto tudo", disse.

"Tem sido um sofrimento muito grande para a família. Ele [o arguido João Carvalho] passa por nós na rua e ri-se", acrescentou Amélia Talego.

GR // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.