Reposição de subsídios de férias trará sobretudo problemas burocráticos - ANMP

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 06 jun (Lusa) -- O líder da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, considerou hoje que o pagamento dos subsídios de férias poderá implicar, sobretudo, "problemas em termos burocráticos ou administrativos".

"Muitas autarquias já não estavam a contar pagar, não se apetrecharam para isso, e podem agora ter alguns problemas em termos burocráticos ou administrativos, mas só isso", disse aos jornalistas o também presidente da Câmara de Viseu.

Na sua opinião, alguns municípios podem até ter dificuldades em fazer o pagamento, mas estas estarão relacionadas com as suas situações financeiras, que já vinham do passado.

Segundo Fernando Ruas, "a partir do momento em que o Governo disse que não havia subsídio de férias, as autarquias estavam a preparar-se para dar um destino àquele montante, que era montante a mais".

Portanto, e uma vez que o Tribunal Constitucional chumbou a suspensão do pagamento dos subsídios de férias, "os municípios só têm de voltar à fase anterior", frisou.

"Se calhar estavam a contar com aquela folga para outras coisas e agora não a vão ter. Mas isso era dinheiro que já tinham", acrescentou.

O autarca contou que a ANMP mandou uma circular aos municípios a aconselhar que "procedam como procediam antes do levantamento da anulação do subsídio de férias".

"A responsabilidade da associação é dar indicações para haver uniformidade de critérios. Foi isso que fizemos", acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".