Jerónimo Jarmelo vence Prémio de Poesia e Ficção de Almada

| País
Porto Canal com Lusa

Almada, Setúbal, 07 dez (Lusa) -- O escritor Jerónimo Jarmelo venceu o Prémio de Poesia e Ficção de Almada, no valor de 2.500 euros, pela obra "Uma flor no meu deserto", divulgou hoje a Câmara de Almada.

"Jerónimo Jarmelo é o vencedor do Prémio Literário de Poesia e Ficção de Almada 2017, dedicado ao género Prosa de Ficção, com o original 'Uma flor no meu deserto'", lê-se no comunicado da autarquia almadense.

O galardão foi entregue hoje à noite na sala Pablo Neruda do Fórum Municipal Romeu Correia, naquela cidade estremenha.

O júri do prémio foi constituído por Luís Vendeirinho, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, Modesto Navarro, pela Câmara Municipal de Almada, e Francisco Moita Flores, pela Sociedade de Língua Portuguesa.

Modesto Navarro, porta-voz do júri, afirmou que a obra vencedora é "um romance histórico de profunda humanidade e resistência ao fascismo, bem estruturado e escrito, que fala do concelho de Almada e de como o sofrimento e a revolta podem gerar esclarecimento e afirmação dos que sofrem e lutam pela liberdade e pela felicidade que merecem".

Jerónimo Jarmelo é o pseudónimo literário de Jerónimo Pereira Santos, natural de Castanheira do Jarmelo, no distrito da Guarda.

O autor estudou Línguas e Literaturas Clássico-Românicas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e é membro da Associação Portuguesa de Escritores e professor na Unisseixal -- Universidade Sénior do Seixal e na Unica -- Universidade Intergeracional do Concelho de Almada.

Jarmelo é autor dos romances "As Ninfas do Índico" e "Eu vou ser como a serpente", e do livro de poemas "Filho de Ninguém".

O Prémio Poesia e Ficção de Almada foi criado pela Câmara de Almada, em 1995, e "pretende estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores naturais, residentes ou que exerçam a sua atividade no concelho de Almada", segundo nota da autarquia.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.