Outono de 2017 foi o mais seco dos últimos 46 anos

| País
Porto Canal com Lusa

O outono deste ano foi o mais seco dos últimos 46 anos, com o valor médio da temperatura máxima do ar mais alto dos últimos 86 anos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, "o outono de 2017 (setembro, outubro, novembro) em Portugal continental foi quente e extremamente seco", tendo sido "o segundo outono mais seco desde 1931" e o mais seco desde 1971.

Quanto ao valor médio da temperatura máxima do ar, neste período, foi "o mais alto desde 1931", ou seja, nos últimos 86 anos.

O IPMA indica ainda que o défice de precipitação se agravou nos últimos meses, "sendo novembro o oitavo mês consecutivo com valores de precipitação inferiores ao normal".

O período de abril a novembro foi "o mais seco desde 1931", com uma precipitação de "cerca de 30% do normal", o que faz com que, no final de novembro e em comparação com situações anteriores, a atual situação de seca seja "a que apresenta maior percentagem de território nas classes de seca severa e extrema (97% do território)".

Olhando apenas para o mês de novembro, o IPMA afirma que foi "muito seco e quente" em Portugal Continental, com o valor médio da temperatura média do ar "cerca de 0,5°C superior ao normal".

O valor médio da temperatura máxima do ar foi o quinto mais alto desde 1931 e o mais alto dos últimos 36 anos.

Quanto ao valor médio da temperatura mínima do ar, este "foi inferior ao normal e corresponde ao quinto valor mais baixo desde 2000", segundo o IPMA.

Em relação à precipitação, novembro foi um mês "muito seco, com um valor médio de precipitação em Portugal Continental que corresponde a 50% do valor normal", tendo sido "o sétimo mais seco desde 2000".

No final de novembro verificou-se um aumento da percentagem de água no solo, em particular nas regiões do litoral Norte e Centro (valores acima de 40%).

No entanto, em alguns locais do interior Norte e Centro e na região Sul, os valores de água no solo são ainda inferiores a 20%.

Assim, o índice meteorológico de seca (PDSI) indica que, em novembro, houve "um ligeiro desagravamento da intensidade da seca nas regiões do Noroeste, Centro e Sudoeste do território".

Deste momento, no final do mês passado, "3% do território estava em seca moderada, 46% em seca severa e 51% em seca extrema".

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.