IPMA agravou para laranja o aviso de mau tempo para a Madeira

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 24 nov (Lusa) -- O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou o aviso meteorológico para a Madeira de amarelo para laranja, o segundo mais grave, na zona sul e regiões montanhosas, devido às previsões de chuva forte.

O aviso vigora entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de sábado para a situação de precipitação, devendo ocorrer aguaceiros fortes e existindo a possibilidade de trovoadas, passando depois a amarelo.

O aviso laranja é emitido devido a uma situação meteorológica considerada de risco moderado a elevado.

Para a situação do vento, o aviso meteorológico continua amarelo, sendo o mesmo para a costa norte da ilha.

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPC) já emitiu um comunicado com recomendações face a estas condições atmosféricas adversas, informando que o tempo "está condicionado por uma depressão extratropical à qual deverá estar associada uma forte advecção (deslocação de uma massa de ar no sentido horizontal) de ar húmido e fortes movimentos verticais".

Esta autoridade ainda refere no comunicado que esta situação adversa, vai fazer-se sentir "a partir da noite de hoje, com precipitação moderada a forte, acompanhada de trovoada, com uma melhoria temporária durante a tarde e noite de sábado".

Contudo, adianta que "volta a agravar-se no domingo", podendo estender-se até segunda-feira.

"Considerando a forte instabilidade, a elevada água precipitável, os fortes movimentos verticais e a orografia da ilha da Madeira, parecem estar reunidas as condições para um evento de elevados valores da intensidade e quantidade de precipitação, acompanhada de trovoada", alerta a Proteção Civil da região.

Devido a esta situação, o SRPC recomenda que a população esteja alerta aos avisos e recomendações das autoridades competentes, que contactem os bombeiros em caso de inundações, que tomem especiais precauções na condução automóvel, tendo em atenção os lençóis de água que podem formar-se, e evitem estacionar em zonas que possam constituir perigo.

Também aconselha à desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e limpeza de inertes que possam ser arrastados e "especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos, árvores ou outros detritos para a faixa de rodagem".

Devido ao mau tempo, a capitania do Porto do Funchal também emitiu um aviso de má visibilidade para os mares do arquipélago e a concessionária do Lobo Marinho, o navio que assegura as ligações entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, cancelou a viagem de sábado, com partida agendada para as 08:00 do Funchal e regresso às 19:00.

AMB // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.