António Costa escusa-se a comentar "assuntos da vida interna de Angola"

| Política
Porto Canal com Lusa

Gotemburgo, Suécia, 17 nov (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, escusou-se hoje, em Gotemburgo, a comentar "assuntos da vida interna de Angola", mas admitiu que a cimeira UE-África na Costa do Marfim constituirá "uma excelente oportunidade" para falar com o Presidente angolano, João Lourenço.

"São assuntos da vida interna de Angola. Não vou estar aqui a tratar de matérias que são da estrita competência interna e da vida interna de Angola, que é um país independente, um Estado soberano e de que somos amigos e irmãos", respondeu, quando questionado pelos jornalistas sobre a situação naquele país, designadamente as alterações feitas pelo novo Presidente na gestão de empresas públicas angolanas, que incluíram a retirada da Sonangol e do canal público de televisão dos filhos do seu antecessor, José Eduardo dos Santos.

António Costa, que falava à saída de uma "cimeira social" de líderes da União Europeia, na Suécia, ao ser questionado sobre se tem previsto falar com João Lourenço em Abidjan, em 29 e 30 de novembro, por ocasião da cimeira UE-África, disse ser natural que assim aconteça, dado ambos participarem na reunião, e recordou que "não seria a primeira vez".

"Se surgir essa oportunidade será excelente. Não seria a primeira vez: ainda há muito pouco tempo tive oportunidade de o receber enquanto secretário-geral do PS na sede do Partido Socialista, no Largo do Rato, temos mantido contactos e, portanto, seguramente em Abidjan será uma excelente oportunidade para falarmos", declarou.

ACC // VAM

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.