Incêndios: Padre de paróquias de Seia e de Oliveira do Hospital temeu perda de centenas de vidas

| País
Porto Canal com Lusa

Seia, Guarda, 15 nov (Lusa) - O padre das paróquias de Seia (Guarda) e de Oliveira do Hospital (Coimbra) atingidas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro chegou a temer "pela perda de centenas de vidas".

António Martins, de 37 anos, que no dia 15 de outubro tinha agendada a despedida das paróquias da zona da Serra da Estrela, porque foi transferido para a região da Guarda, lembra que naquela data testemunhou, em primeiro lugar, "a impotência absoluta".

"Recordar esse domingo, dia 15 de outubro e os dias seguintes, é de cortar o coração e abismar-nos na certeza absoluta da nossa pequenez. Recordo que nesse domingo consegui celebrar as duas primeiras eucaristias, mas já não me foi possível passar para o Sabugueiro [Seia] nem para celebrar, nem sequer para ajudar. O fogo ameaçava uma bomba de combustível e tive literalmente de fugir", relata.

Acrescenta que, "a partir das 11:30, o incêndio que tinha começado de madrugada, no Sabugueiro, tomava proporções inimagináveis e inúmeras aldeias situadas nos lugares mais remotos ficaram totalmente isoladas e temi, durante a tarde e principalmente durante a noite, pela perda de centenas de vidas".

"Todas as minhas paróquias sofreram violentamente com este incêndio. Inúmeras anexas [aldeias], dispersas pela serra, ficaram dizimadas pelas chamas. E, ainda hoje, me custa imenso tentar entender que a prontidão de meios aéreos tenha de ser uma questão de calendário e não uma questão de condições climatéricas. Foi isso que durante esse dia 15 pensei", refere o anterior pároco de Sandomil, São Gião, Sabugueiro, Santiago, Carragozela e Vila Cova.

António Martins lembra que "a especial situação geográfica da freguesia de São Gião e em particular do lugar de Parceiro" mantinham-lhe "o coração apertado" e um "sentimento de total impotência por nada poder fazer, por não haver comunicações telefónicas e todas as estradas, por segurança, terem sido fechadas".

"A falta de comunicações, num primeiro momento, era o pior. O desespero de quem não podia, pelo menos, ser escutado. Ficou cada um no seu lugar a lutar no seu desespero, como que a lamber as feridas de derrota tão pesada", disse.

Num segundo momento, o sacerdote sentiu "um desespero total", pois as estradas cortadas impediram-no de ir ajudar os paroquianos e até a própria família, e, num terceiro momento teve, tal como os moradores, "uma derrota copiosa".

"Aos poucos, iam chegando notícias. Fomos dando conta dos mortos, dos feridos, dos heróis anónimos e secretos", descreve.

Naqueles dias viu "emigrantes generosos a emprestarem casas", empresas a emprestarem geradores de energia "que lhes faziam falta para laborar" e "pessoas mais felizes por ter chegado um camião de ração e palha para os seus animais que sobreviveram ao fogo, do que com os produtos alimentares para a sua própria alimentação".

O padre recorda ainda à Lusa que os momentos "especialmente dolorosos" foram os dos funerais: "Perdi três paroquianos. A dona Rosa, a dona Isilda e a dona Cristiana".

Cristina, de 44 anos, deixou uma menina de 11, que sofreu queimaduras e se encontra "ainda em estado grave", segundo o religioso.

Devido à tragédia, o sacerdote secou "muitas lágrimas" e conta que, "sentimentalão" como é, "muitas" verteu.

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.