Marselha anuncia rescisão de contrato de Evra depois de pontapé em adepto

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Marselha, 03 nov (Lusa) -- O Marselha anunciou hoje ter rescindido contrato com o futebolista francês Patrice Evra, em resultado dos incidentes de quinta-feira à noite, na visita ao Vitória de Guimarães, em que o lateral pontapeou um adepto do clube gaulês.

Em comunicado, o clube francês, que na quinta-feira saiu derrotado (1-0) de casa dos minhotos, em jogo do grupo I da Liga Europa, anuncia que Evra foi "despedido com efeitos imediatos", após uma reunião com o presidente do emblema, Jacques-Henri Eyraud.

Além disso, o francês foi convocado para uma audiência com vista a uma possível sanção disciplinar.

Também os adeptos são visados no comunicado, em que o clube aponta o dedo ao "comportamento inaceitável da parte de uma mão cheia de provocadores, que gritaram ataques de ódio bastante sérios contra o jogador".

"Como jogador profissional e experiente, Patrice Evra não podia ter respondido de forma tão inapropriada", continua o documento, em que o clube garante que vai continuar a investigar o caso e "usar todos os meios legais à disposição contra os indivíduos que, sob o disfarce da paixão pelo Marselha, colocam em perigo a reputação do clube".

A UEFA já abriu um inquérito aos incidentes da partida, com vários pontos de análise para a reunião e decisão do seu Comité Disciplinar, em 10 de novembro, tais como conduta violenta, invasão de campo por adeptos, material pirotécnico e distúrbios, no lado dos franceses.

Na nota, a UEFA menciona também a invasão de adeptos em acusação direcionada ao Vitória de Guimarães, sendo o clube o anfitrião do jogo do grupo I da Liga Europa de futebol.

Os adeptos e os jogadores do Marselha, no qual alinha o português Rolando, envolveram-se em agressões no relvado do Estádio D. Afonso Henriques antes do jogo para a Liga Europa de futebol entre a equipa francesa e o Vitória de Guimarães, que os vimaranenses viriam a vencer por 1-0.

As agressões começaram cerca de 25 minutos antes do início do jogo, com alguns dos cerca de 500 adeptos franceses a invadirem o relvado a partir da bancada norte do recinto vimaranense, tendo começado a agredir alguns dos jogadores mais próximos, o que levou o resto do plantel a acorrer ao local.

Durante os confrontos, Evra, lateral-esquerdo internacional pela seleção francesa que tem sido alvo de críticas pelo rendimento que tem apresentado, atingiu um dos adeptos com um pontapé e, mal o confronto foi sanado, dirigiu-se de imediato com dois colegas para o balneário, tendo sido depois expulso ainda antes do início do encontro.

SIYF (RPM/TYME) // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Os órgãos eleitos para o quadriénio 2024-2028

27 de abril de 2024. 26.876 sócios estiveram no estádio do Dragão para eleger os órgãos sociais do clube para o quadriénio 2024-2028 e fazer deste o ato eleitoral mais participado de sempre.

FC Porto (Voleibol): Esgotados bilhetes para o jogo com o PV Colégio Efanor

Já não há bilhetes para o duelo entre FC Porto e Colégio Efanor, o quinto da final do play-off da Liga de voleibol (quarta-feira, 21h00, Porto Canal/FC Porto TV).

André Villas-Boas: “Cabe-me responder às exigências dos portistas”

André Villas-Boas foi um dos 45.230 espetadores que preencheram as bancadas do Estádio do Dragão este domingo, dia de jogo entre FC Porto e Sporting a contar para a jornada 31 do campeonato. Antes do clássico que terminou empatado a dois, em declarações aos meios do clube, o recém-eleito presidente portista descreveu a votação com “números absolutamente históricos” como “um grande sinal de força e vitalidade do FC Porto”, mostrou-se focado em “responder às exigências” inerentes ao cargo e lembrou: “Tem que haver um sentido comum e um bem comum, que é o bem-comum do FC Porto”.