Tocha olímpica dos Jogos de Inverno de 2018 chega à Coreia do Sul

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Incheon, Coreia do Sul, 01 nov (Lusa) -- A tocha olímpica chegou hoje à Coreia do Sul, a 100 dias da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, que vão decorrer entre 09 e 25 de fevereiro de 2018 em Pyeongchang.

A delegação sul-coreana que transporta a tocha olímpica, que inclui o presidente do comité organizador, Lee Hee-beom, e a ex-campeã olímpica e mundial de patinagem artística Kim Yu-na, aterrou no aeroporto internacional de Incheon, perto de Seul, procedente da Grécia.

"Hoje é um dia muito importante e simbólico do trabalho e da paixão que nós dedicamos à organização de um dos eventos desportivos mais empolgantes jamais organizados no nosso país", declarou o presidente do comité organizador, Lee Hee-Beom.

"Nós queremos que a passagem da tocha olímpica vos ligue aos jogos e desperte a paixão e a exaltação em cada canto da Coreia do Sul", afirmou.

A tocha vai passar pelas principais regiões e cidades sul-coreanas ao longo dos próximos 100 dias, percorrendo 2.018 quilómetros, distância que coincide com a data em que se celebram estes Jogos Olímpicos de Inverno.

A primeira portadora da tocha vai ser a patinadora artística You Young que em 2016 e com apenas 11 anos se tornou na campeã nacional mais jovem da história da Coreia do Sul.

Os Jogos Olímpicos de Inverno vão disputar-se entre 09 e 25 de fevereiro, e os Paralímpicos entre 09 e 18 de março.

O evento desportivo tem sido marcado por um volume de vendas menor do que o esperado e pela intranquilidade perante os contínuos testes de mísseis da Coreia do Norte, cuja fronteira fica a apenas 80 quilómetros de Pyeongchang, apesar da insistência do Governo de Seul de que irá garantir a segurança durante o evento.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Sub-19): Calendário dos Sub-19 acertado com goleada. Crónica do jogo.

A equipa de sub-19 do FC Porto recebeu e bateu o Académico de Viseu, por 4-0, num encontro em atraso referente à nona ronda do Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. Tiago Campas inaugurou o marcador do Estádio de Pedroso logo aos dois minutos, Tiago Andrade fez o segundo golo da tarde aos 18, Mariano Regal assinou o terceiro aos 64 e Gil Martins, o melhor marcador da prova, fechou a contagem de grande penalidade no tempo de compensação (90+2m).

FC Porto (Voleibol): Azuis e Brancas sagram-se campeãs e garantem tetra

A equipa de voleibol do FC Porto é tetracampeã da Liga Solverde, depois de vencer o quinto e último jogo, dos playoffs da final, no Dragão Arena, frente ao PV Colégio Efanor, por 3-0.

FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de Portugal. Crónica do jogo

2021, 2022, 2023 e 2024: o Futebol Clube do Porto acaba de se sagrar Campeão Nacional pela quarta vez desde que abriu a secção de voleibol feminino. Obrigadas a vencer o quinto e último dérbi da final do play-off, as novas Tetracampeãs deram uma resposta à altura dos pergaminhos do clube e bateram o PV Colégio Efanor, por 3-0, no Dragão Arena.