Sete concelhos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro em risco máximo de incêndio

Sete concelhos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro em risco máximo de incêndio
| País
Porto Canal com Lusa

Sete concelhos dos distritos de Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro, apresentam este domingo risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os concelhos com maior risco de incêndio para o dia de hoje são os de Alcoutim, Castro Marim e Tavira (Faro), Gavião e Marvão (Portalegre), Penamacor (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Bragança, Lisboa, Leiria, Coimbra e Setúbal em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o 'reduzido' e o 'máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje, no continente, tempo seco, com céu geralmente limpo, vento moderado a forte nas terras altas e uma pequena descida de temperatura.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão variar entre 05 graus Celsius (em Bragança) e os 17 (em Portalegre) e as máximas entre 20 graus celsius (na Guarda) e os 30 (em Santarém).

Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, as temperaturas vão oscilar entre os 17 graus de mínima e os 27 graus de máxima.

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.