Treze concelhos de cinco distritos estão este sábado em risco máximo de incêndio

Treze concelhos de cinco distritos estão este sábado em risco máximo de incêndio
| País
Porto Canal com Lusa

Treze concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Santarém e Portalegre estão este sábado com risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponível na página do IPMA, o distrito de Faro apresenta hoje risco máximo de incêndio para os concelhos de Alcoutim, Tavira, Castro Marim e São Brás de Alportel.

Ainda na região Sul, estão em risco máximo de incêndio os concelhos de Abrantes e Mação, em Santarém, e de Marvão, Nisa e Gavião, em Portalegre.

Castelo Branco encontra-se na mesma situação, com os concelhos de Penamacor, Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova a merecer o mesmo nível de preocupação por parte do IPMA.

Um pouco mais a norte, o distrito da Guarda tem um único concelho em risco máximo de incêndio, o Sabugal, que faz fronteira com Penamacor.

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Guarda, Bragança, Évora e Porto em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o 'reduzido' e o 'máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje tempo seco com céu geralmente limpo, vento moderado a forte nas terras altas e pequena descida da temperatura máxima.

O céu vai estar pouco nublado ou limpo e o vento é esperado fraco a moderado do quadrante leste, rodando temporariamente para norte na faixa costeira ocidental durante a tarde, e soprando moderado a forte, nas terras altas do Norte e Centro.

As temperaturas vão varias entre os 19 graus Celsius de mínima e os 29 graus celsius de máxima.

+ notícias: País

Homicídios por violência doméstica e pedidos de ajuda aumentam na época do Natal

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta que as situações de homicídio e pedidos de ajuda por violência doméstica aumentam no Natal e passagem de ano, por causa da pressão das festas natalícias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.