Relatórios dos incêndios estarão feitos até 10 de novembro

| País
Porto Canal com Lusa

Tondela, Viseu, 24 out (Lusa) - O secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, disse hoje que todos os relatórios sobre os fogos, a cargo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), vão estar feitos até ao dia 10 de novembro.

"É fundamental ir rapidamente para o terreno e com a ideia da simplificação, pois urgência requer simplificação de procedimentos. Por parte do ICNF, a resposta que vai ser dada é que até ao dia 10 de novembro todos os relatórios de fogos estarão feitos", revelou.

À entrada para uma reunião com os autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Miguel Freitas mostrou-se preocupado com a questão dos recursos naturais.

"Nesta fase, temos que fazer o que é preciso do ponto de vista da estabilização da emergência. Temos de proteger, nesta grande ferida aberta que existe nesta região Centro, os nossos recursos naturais e, particularmente, as zonas mais declivosas", acrescentou.

De acordo com o secretário de Estado das Florestas, é preciso dar especial atenção a estes locais, onde pode haver "ravinamento e enxurradas e, portanto, a contaminação das águas".

Assim que os relatórios dos fogos estejam feitos, tal será comunicado aos autarcas - presidentes de Câmara e presidentes de junta de freguesia -, de forma que "todos possam ir para o terreno".

"A partir desse dia, todos podemos ir para o terreno fazer o que é preciso, isto é, fazer a estabilização da emergência, trabalhando em articulação com as organizações de produtores florestais, com as zonas de intervenção florestal, com os baldios e, naturalmente, com os proprietários florestais", sustentou.

À agência Lusa, o representante do Governo destacou ainda o papel essencial dos municípios, através dos seus gabinetes técnicos florestais, "na ação e na articulação".

"Foi assim que conseguimos fazer em Pedrógão Grande e é assim que queremos fazer também agora nos restantes concelhos da região. Esta ideia da urgência, do envolvimento e da liderança dos municípios, neste processo, é essencial", referiu.

Durante o dia de hoje, o secretário de Estado das Florestas reuniu também com os autarcas da CIM da Região de Coimbra, estando prevista para quarta-feira reunião com a CIM da Serra da Estrela.

"Na próxima semana terão ainda lugar reuniões com as outras três CIM onde os incêndios tiveram maior impacto", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Homicídios por violência doméstica e pedidos de ajuda aumentam na época do Natal

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta que as situações de homicídio e pedidos de ajuda por violência doméstica aumentam no Natal e passagem de ano, por causa da pressão das festas natalícias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.