Cerca de 20% da área resinada no país ardeu, 200 postos de trabalho em risco

Cerca de 20% da área resinada no país ardeu, 200 postos de trabalho em risco
| País
Porto Canal com Lusa

Um milhão de bicas foram queimadas nos fogos deste ano, um número que representa 20% da área resinada em Portugal, disse esta segunda-feira o presidente da associação do setor, sublinhando que pelo menos 200 postos de trabalho estão em risco.

Os dados provisórios apontam para um milhão de bicas queimadas pelos fogos que afetaram o país este ano, disse hoje à agência Lusa o presidente da Associação de Destiladores e Exploradores de Resina (Resipinus), Hilário Costa.

Para além de ter desaparecido cerca de 20% da área que estava a ser resinada, foram também queimados muitos outros pinhais e "pinhais jovens" que seriam explorados "daqui a dois ou três anos", explicou o responsável pela associação, frisando que as áreas ardidas só poderão voltar a ser resinadas "daqui a 20 ou 30 anos".

No imediato, haverá "pelo menos 200 postos de trabalho diretos" afetados, sendo que quem mais sofre são os resineiros, contou.

"Quando é destruída uma máquina, amanhã substitui-se. Com um pinheiro, não é a mesma coisa. O desemprego é permanente", face à demora na reposição da matéria-prima, realçou Hilário Costa.

Segundo o presidente da Resipinus, o setor estava numa rota de crescimento desde 2010, sendo que na zona da Beira Interior, que no passado era uma grande produtora de resina, voltava-se agora a apostar neste setor.

"Foi acabar com essa esperança", salientou, referindo que muitos dos resineiros que trabalhavam na área em 1980 e 1990 (quando Portugal era o segundo maior produtor de resina no mundo) tinham passado a dedicar-se à construção civil, tendo agora regressado à área face à crise que afetou o setor da construção.

De acordo com Hilário Costa, o setor da resina não foi abrangido pelas medidas de apoio do Governo às empresas afetadas pelos incêndios.

A Resipinus já apresentou junto deste e de anteriores governos projetos para ajudar o setor, nomeadamente reconhecer o resineiro como membro de defesa da floresta contra incêndios.

"O resineiro é o agente económico que mais tempo passa na floresta durante o verão. É alguém que está assiduamente na floresta e que tem todo o interesse em que a floresta não arda", aclarou.

Para Hilário Costa, poderiam ser criados núcleos de quatro resineiros "com áreas de vigilância de 1.500 hectares", dentro dos quais explorassem 100 hectares.

Na quinta-feira, às 16:00, há uma assembleia extraordinária da Resipinus, em Leiria, para debater o flagelo dos incêndios no setor.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.