Xanana Gusmão visita Oliveira do Hospital num gesto solidário

| País
Porto Canal com Lusa

Oliveira do Hospital, Coimbra, 19 out (Lusa) -- O ex-presidente de Timor-Leste Xanana Gusmão visita na sexta-feira Oliveira do Hospital, num "gesto de solidariedade" com as vítimas dos incêndios de domingo, disse hoje uma fonte autárquica à agência Lusa.

O líder histórico da resistência timorense contra a ocupação indonésia da antiga colónia de Portugal, Kay Rala Xanana Gusmão, "visita o concelho por sua iniciativa, para se solidarizar e inteirar" da situação das populações na sequência dos fogos que assolaram o país nos últimos dias.

A fonte da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, adiantou que o herói da independência de Timor-Leste será recebido nos Paços do Concelho, às 10:30, pelo presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino.

Após o encontro, Xanana Gusmão desloca-se a diversas povoações do concelho, a fim verificar os prejuízos materiais causados pelo fogo, nas casas, empresas e infraestruturas públicas, e as condições de vida das pessoas após a tragédia.

Na segunda-feira, a Universidade da Madeira distinguiu o antigo guerrilheiro com o título de doutor "honoris causa" pelo seu papel na resistência à ocupação militar de Timor-Leste pela Indonésia.

Presidente do Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), principal partido da oposição, Xanana Gusmão foi também primeiro-ministro do jovem país do Sudeste Asiático.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram 42 mortos e cerca de 70 feridos, mais de uma dezena dos quais graves.

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

O Governo decretou três dias de luto nacional, entre terça-feira e hoje.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, em junho, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Emirates lança recrutamento em duas cidades do Norte do país

A principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos vai realizar ações de recrutamento em duas cidades do Norte do país no final do mês de maio. O anúncio foi feito no website oficial da companhia área.

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".