Estádio da Juventus exibiu uma bandeira portuguesa durante o minuto de silêncio

| País
Porto Canal com Lusa

Turim, Itália, 18 out (Lusa) - O encontro entre os italianos da Juventus e o Sporting, da Liga dos Campeões de futebol, foi hoje antecedido de um minuto de silêncio em memória das vítimas dos incêndios em Portugal.

Em Turim, o estádio da Juventus 'apagou' totalmente as luzes, com uma bandeira de Portugal a surgir no escuro e as bancadas a serem parcialmente rodeadas de luzes verdes e vermelhas. O silêncio foi entrecortado por aplausos em homenagem às vítimas.

Na terça-feira, o jogo entre os alemães do Leipzig e o FC Porto (3-2), da terceira jornada da Liga dos Campeões, realizado na Alemanha, também foi antecedido de um minuto de silêncio. A mesma homenagem aconteceu hoje antes do arranque da partida entre o Benfica e o Manchester United, no estádio da Luz, em Lisboa.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram 42 mortos e cerca de 70 feridos, mais de uma dezena dos quais graves.

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

O Governo decretou três dias de luto nacional, entre terça-feira e quinta-feira.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, em junho, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

AMG // NFO

Lusa/fim

+ notícias: País

Portugal e 17 países querem próxima Comissão Europeia mais atenta a direitos LGBTQIA+

Um grupo de 18 países da União Europeia (UE), incluindo Portugal, assinaram esta sexta-feira uma declaração a exigir mais esforços da próxima Comissão Europeia para enquadrar os direitos da comunidade LGBTQIA+ nas políticas do bloco.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.