Vinte desalojados em Tondela com situação resolvida

| País
Porto Canal com Lusa

Tondela, Viseu 17 out (Lusa) - O incêndio que nos últimos dois dias atingiu o concelho de Tondela deixou duas dezenas de pessoas desalojadas, que viram a sua situação resolvida ainda na segunda-feira, revelou hoje fonte da autarquia.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, explicou que o realojamento foi feito para garantir alguma estabilidade e não apenas para resolver a situação durante uma ou duas noites.

"Tanto quanto foi possível, procurámos alojamento que não seja meramente transitório, mas para garantir estabilidade, até porque vai impor-se um plano especial de apoio ao realojamento e ao apoio à habitação de quem não tem outra alternativa de habitação própria ou permanente", esclareceu.

Ao todo, arderam perto de uma centena de habitações principais, secundárias ou devolutas, para além de barracões, oficinas, 'stands' de automóveis e algumas unidades situadas na zona industrial da Adiça.

De acordo com o autarca, a mancha florestal ardida ainda está a ser quantificada. No entanto, estima que possa ter ardido "três vezes o que ardeu no incêndio de 2013", que então consumiu 60 quilómetros quadrados da Serra do Caramulo, no concelho de Tondela.

"Se me deslocar do limite de Barreiro de Besteiros, seguindo por Dardavaz, Vila Nova da Rainha e Mouraz até à Lageosa do Dão, tenho uma linha linear de 40 quilómetros sem uma árvore em pé", lamentou.

No concelho de Tondela contam-se duas vítimas mortais em consequência direta dos incêndios: "Uma pessoa da Lajeosa do Dão e outra de Saldonas, tendo ainda falecido um homem em Canas de Santa Maria de ataque cardíaco, por pânico e ansiedade".

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.