Oitenta por cento da floresta de Santa Comba Dão ficou destruída

| País
Porto Canal com Lusa

Santa Comba Dão, Viseu 17 out (Lusa) - Cerca de 80% da mancha florestal do concelho de Santa Comba Dão ardeu no domingo e na segunda-feira, sendo este "o maior incêndio de sempre" a afetar o município, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Leonel Gouveia.

"Este é o maior incêndio de que tenho memória: o maior de sempre no concelho de Santa Comba Dão. Em 2005, também já tínhamos tido um grande incêndio, mas este provocou cinco vítimas mortais civis e destruiu 80% da mancha florestal do concelho", lamentou.

De acordo com o presidente da Câmara de Santa Comba Dão, arderam 15 habitações principais e mais de 50 devolutas ou segundas habitações.

"Temos também sete ou oito empresas de pequenas dimensões ardidas na cidade", acrescentou.

Sobre as cinco vítimas mortais, Leonel Gouveia informou que são todas da freguesia de S. Joaninho.

"Faleceu um casal com cerca de 80 anos que tentou fugir de carro e caiu num pequeno barranco, uma terceira vítima com 80 anos que tentava proteger o seu aviário, um homem com cerca de 60 anos que se deslocava num 'papa reformas' e que tentou fugir a pé, mas não conseguiu; e também uma outra pessoa, de 57 anos, a proteger os seus bens", revelou.

Este incêndio que assolou o concelho de Santa Comba Dão, sul do distrito de Viseu, também provocou "uma dúzia de feridos".

"Alguns têm queimaduras de média dimensão, outros algumas fraturas", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.