Greve de trabalhadores do lixo da Câmara de Lisboa com adesão de cerca de 85% - sindicato

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 dez (Lusa) - A greve dos trabalhadores de limpeza da Câmara de Lisboa, que se iniciou às 00:00 de hoje, registava, cerca das 12:00, uma adesão de cerca de 85%, de acordo com o sindicato dos trabalhadores da autarquia da capital.

"A adesão manteve os níveis registados no período noturno, rondando os 85%", disse à Lusa Delfino Serras, do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML), estrutura que, conjuntamente com o do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), convocou a greve, que se prolongará até dia 5 de janeiro.

A greve foi convocada contra a "externalização de serviços e de atribuições e contra a privatização de serviços públicos essenciais", e em luta "pelo direito inalienável do vínculo laboral dos trabalhadores ao Município" e "contra o esvaziamento de atribuições de serviços da Câmara Municipal de Lisboa".

A Câmara de Lisboa emitiu um aviso à população informando que a greve ao trabalho normal, às horas extraordinárias e ao trabalho suplementar, "poderá afetar o normal funcionamento do sistema de limpeza e recolha de lixo na capital".

A autarquia recomenda "a todos os moradores que separem e acondicionem devidamente os seus resíduos domésticos e evitem a sua deposição na rua", garantido que desenvolverá "todos os esforços" para minimizar as eventuais consequências do protesto.

ACL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".