Pedrógão Grande: Relatório recomenda criação de comando de busca e salvamento

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 out (Lusa) -- Portugal devia ter um comando de busca e salvamento, para prestar apoio em locais afetados por incêndios e com capacidade para desobstruir estradas, entrar em casas a arder e prestar apoio médico.

A sugestão faz parte das recomendações do relatório do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais sobre o incêndio de Pedrógão Grande, coordenado por Domingos Xavier Viegas e hoje entregue à ministra da Administração Interna.

O documento, intitulado "O complexo de incêndios de Pedrógão Grande e concelhos limítrofes, iniciado a 17 de junho", sustenta que no campo da prestação de socorro médico em catástrofes como a de Pedrógão "há que melhorar muito a organização de um serviço de busca e salvamento" para prestar socorro e apoio sanitário.

Os autores do trabalho alertam para a possibilidade da repetição de tragédias como a de Pedrógão Grande, devido às alterações climáticas e "fatores agravantes" dos incêndios florestais, pelo que é preciso "preparar o país".

E sugerem que haja mais responsabilização da negligência quanto a, por exemplo, ausência de planos de defesa e de emergência. "Deveria haver uma maior responsabilização das entidades e dos cidadãos encarregados destas tarefas".

Os autores afirmam ainda ter reservas quanto às "evacuações compulsivas generalizadas".

"Os cidadãos que estejam física e psicologicamente aptos para defender as suas habitações não deverão, em princípio, abandoná-las", e "no caso de ser necessária uma evacuação ela deve ser planeada e executada com antecedência", diz-se no relatório.

No mesmo documento também se recomenda "um grande cuidado" na seleção dos quadros de comando" da estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e dos Bombeiros, devendo ser valorizadas as pessoas com experiência e com provas dadas.

"Defendemos que em todos os escalões haja uma melhor qualificação dos agentes de proteção civil", e "reconhecemos que uma resposta mais pronta nas emergências carece de uma maior profissionalização dos bombeiros", são frases do relatório, no qual se defende o voluntariado mas dotado de maior "exigência e disciplina".

Os responsáveis defendem ainda na síntese de recomendações que o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, ICNF, tenha uma maior presença e participação na gestão dos incêndios florestais.

O incêndio de Pedrógão Grande deflagrou a 17 de junho e provocou, segundo dados oficiais, 64 mortos, mas este relatório eleva o número para 65, contabilizando como vítima mortal uma mulher que foi atropelada quando fugia do fogo.

Este fogo alastrou para os concelhos vizinhos e foi extinto uma semana depois.

FP (CMP) // JMR

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.